Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

15 de novembro na História

Hoje é dia de Santo Alberto Magno; em 1889, o Marechal Deodoro declara a República após depor o imperador Dom Pedro II; em 1942, acaba a Batalha de Guadalcanal, com vitória dos Estados Unidos sobre o Japão; em 1982, acontecem a primeira eleição presidencial no Brasil após a Ditadura Militar;


Por Redação Educadora Publicado 15/11/2020
Foto: Domínio Público

Em 1889, o Marechal Deodoro declara a República após depor o imperador Dom Pedro II;
Em 1942, acaba a Batalha de Guadalcanal, com vitória dos Estados Unidos sobre o Japão;
Em 1982, acontecem a primeira eleição presidencial no Brasil após a Ditadura Militar;

Santo Alberto Magno
Celebramos neste dia a santidade de um grande santo da nossa Igreja, o qual foi digno de ser intitulado de Magno (Grande). Nascido na Alemanha em 1206, numa família militar que desejava para Alberto a carreira militar ou administrativa.

Soldado do Senhor e administrador do Reino de Deus, devotíssimo da Virgem Maria, Santo Alberto optou pelos desejos do coração de Deus, por isso depois de estudar ciências naturais em Pádua e Paris entrou na família Dominicana em 1223, a fim de mergulhar nos estudos, santidade e apostolado. Como consequência da sua crescente adesão ao Reino, foram aumentando os trabalhos na “vinha do Senhor”, por isso na Ordem Religiosa foi superior provincial e mais tarde, nomeado pelo Papa, Bispo de Ratisbona, num tempo em que somente um santo e sábio poderia estabelecer a paz entre os povos e cidades, como de fato aconteceu.

Santo Alberto Magno era um apaixonado e vocacionado ao magistério (teve como discípulo São Tomás de Aquino); foi dispensado do Episcopado, para na humildade e pobreza continuar lecionando, pregando e pesquisando e dominando com tranquilidade os assuntos sobre mecânica, zoologia, botânica, meteorologia, agricultura, física, tecelagem, navegação e outras áreas do conhecimento, os quais inseriu no seu caminho de santidade: “Minha intenção última, escrevia, está na ciência de Deus”. Suas obras escritas encheram 38 grossos volumes e com o testemunho impregnou toda a Igreja de santidade e exemplo de quem soube viver com equilíbrio e graça a fé que não contradiz a razão. Entrou no Céu em 1280, proclamado Doutor da Igreja e Patrono dos cultores das ciências naturais.

565 — Justino II sucede seu tio, Justiniano, como imperador do Império Bizantino.
1315 — Batalha de Morgarten: os confederados suíços emboscam o exército de Leopoldo I.
1532 — Comandados por Francisco Pizarro, os conquistadores espanhóis encontram o líder do Império Inca Atahualpa pela primeira vez fora de Cajamarca e organizam uma reunião na praça da cidade no dia seguinte.
1533 — Francisco Pizarro chega a Cuzco, capital do Império Inca.
1777 — Guerra de Independência dos Estados Unidos: após 16 meses de debate, o Congresso Continental aprova os Artigos da Confederação.
1806 — Expedição Pike: o tenente Zebulon Pike vê um pico distante de montanha, perto do sopé das montanhas Rochosas do Colorado. (Mais tarde, é chamado de Pico Pikes).
1864 — Guerra de Secessão: o general da União William Tecumseh Sherman inicia a Marcha ao Mar.
1884 — Início da Conferência de Berlim: a repartição das colônias europeias na África.
1889 — O Brasil é declarado uma república pelo marechal Deodoro da Fonseca quando o imperador Pedro II é deposto em um golpe militar.
1920 — A primeira assembleia da Liga das Nações é realizada em Genebra, na Suíça.
1923 — É nomeado em Portugal o 38.º governo republicano, chefiado pelo presidente do MinistérioAntónio Ginestal Machado.
1942 — Segunda Guerra Mundial: fim da Batalha de Guadalcanal.
1945 — Venezuela é admitida como Estado-Membro da ONU.
1949 — Nathuram Godse e Narayan Apte são executados pelo assassinato de Mahatma Gandhi.
1966 — Projeto Gemini: a Gemini XII completa a missão final do programa, quando mergulha em segurança no Oceano Atlântico. 1971 — A Intel lança o primeiro microprocessador comercial de chip único do mundo, o 4004.
1982 — São realizadas as primeiras eleições diretas no Brasil desde o golpe de 1964 (exceto para presidente).
1983 — A República Turca de Chipre do Norte declara sua independência, que é reconhecida apenas pela Turquia.

1988

  • Conflito israelo-palestino: um independente Estado da Palestina é proclamado pelo Conselho Nacional Palestino.
  • Na União Soviética, o ônibus espacial não tripulado, Buran, realiza seu único voo espacial.

1990

  • Programa ônibus espacial: o ônibus espacial Atlantis é lançado com a missão STS-38.
  • A comunista República Popular da Bulgária é extinta e um novo governo republicano é instituído.

2007 — O ciclone Sidr atinge Bangladesh, matando cerca de 5 000 pessoas e destruindo partes da maior floresta de mangue do mundo, os Sundarbans.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.