Dia da Consciência Negra: a luta pela igualdade e combate ao racismo
Em 2024, a data é comemorada, pela primeira vez, em todo o país
O Dia da Consciência Negra é comemorado no Brasil em 20 de novembro, data que homenageia Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, que lutou contra a escravidão e pela liberdade dos negros no país.
Em 2011, a data entrou no calendário oficial e já era considerada feriado em alguns estados e municípios. Mas foi somente em 2023 que o Congresso Nacional aprovou a lei que transformou o Dia da Consciência Negra em feriado nacional. Em 2024, a data é comemorada, pela primeira vez, em todo o país.
Essa data foi escolhida para lembrar a resistência e a importância histórica dos negros na formação da sociedade brasileira. O dia também tem como objetivo promover a reflexão sobre a desigualdade racial, valorizando a cultura afro-brasileira e destacando a luta por direitos e a igualdade de oportunidades.
Em Limeira (SP), o Conselho Municipal dos Interesses do Cidadão Negro (Comicin), trabalha na promoção de políticas públicas de igualdade racial e promove eventos como a 1ª Marcha da Consciência Negra. Na Emeief Maria Aparecida de Luca Moore, acontece o projeto Origens, uma feira, que está na terceira edição, que busca mostrar as origens dos povos africanos.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.