Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

20 de novembro na História

Hoje é dia de Santo Edmundo; em 1945, começam os Julgamentos de Nuremberg e 24 oficiais nazistas começam a ser julgados pelos crimes durante a guerra; em 1969, o jornal The Plain Dealer publica fotos explícitas de um massacre cometido pelo exército americano durante a Guerra do Vietnã; em 1985, é lançada a primeira versão do Windows;


Por Redação Educadora Publicado 20/11/2020
O Julgamento de Nuremberg. Foto: Domínio Público

Em 1945, começam os Julgamentos de Nuremberg e 24 oficiais nazistas começam a ser julgados pelos crimes durante a guerra;
Em 1969, o jornal The Plain Dealer publica fotos explícitas de um massacre cometido pelo exército americano durante a Guerra do Vietnã;
Em 1985, é lançada a primeira versão do Windows;

Santo Edmundo
Reinava Offa nos Estados ingleses. Desejando terminar seus dias em Roma, no exercício da piedade e da penitência, passou a coroa para Edmundo, de quinze anos de idade, descendente dos antigos reis anglo-saxões da Grã-Bretanha.

Edmundo, segundo os seus historiadores, foi coroado no dia de Natal de 855. Suas qualidades morais tornaram-no modelo dos bons reis. Tinha grande aversão aos lisonjeiros; toda a sua ambição era manter a paz e assegurar a felicidade dos súditos. Daí o grande zelo na administração da justiça e na implantação dos bons costumes nos seus Estados. Foi o pai dos súditos, sobretudo dos pobres, protetor das viúvas e dos órfãos, sustento e apoio dos fracos. O fervor no serviço de Deus realçava o brilho das suas outras virtudes. A exemplo dos monges e de várias outras pessoas piedosas, aprendeu o saltério de cor.

No décimo quinto ano do seu reinado, foi atacado pelos Dinamarqueses Hínguar e Hubla, príncipes desta nação, verdadeiros piratas, que foram desembarcar na Inglaterra. Edmundo, a princípio, manteve-se sereno, confiando num tratado que tinha feito com os bárbaros logo que vieram para o seu país. Mas quando viu que não respeitaram o tratado, reuniu o seu exército. Mas os infiéis receberam auxílios. Perante este reforço do inimigo, Edmundo sentia-se impotente para o combater.

Então os bárbaros fizeram-lhe várias propostas que recusou, por serem contrárias à religião e à justiça que devia aos súditos. Preferiu expor-se à morte a trair sua consciência. Carregaram-no de pesadas cadeias e levaram Edmundo à tenda do general inimigo. Fizeram-lhe novas propostas. Respondeu com firmeza que a religião lhe era mais cara do que a vida, e que nunca consentiria em ofender a Deus, que adorava. Hínguar, enfurecido com esta resposta, mandou açoitá-lo cruelmente.

O santo sofreu todos os maus tratos com paciência invencível, invocando o Sagrado Nome de Jesus. Por fim, foi condenado a ser decapitado, recebendo a palma do martírio a 20 de novembro de 870.

Os ingleses consideraram-no mártir e dedicaram-lhe numerosas igrejas.

284 — Diocleciano é escolhido como imperador romano.
762 — Durante a Rebelião de An Lushuan, a dinastia Tang, com a ajuda da tribo Huihe, recaptura Luoyang dos rebeldes.
1194 — Palermo é conquistada por Henrique VI do Sacro Império Romano-Germânico.
1407 — Uma trégua entre João, o Destemido, Duque da Borgonha e Luís de Valois, Duque de Orleães é acordada sob os auspícios de João de Berry. O Duque de Orleães seria assassinado três dias depois pelo Duque da Borgonha.
1459 — Guerra das Rosas: o parlamento da Inglaterra declara Ricardo de York traidor, assim como todos os seus apoiantes.
1511 — Naufrágio da nau Frol de la mar navegando de Malaca em direção a Goa, onde seguia Afonso de Albuquerque com o valioso espólio da conquista de Malaca.
1695 — Zumbi, o último dos líderes do Quilombo dos Palmares no Brasil, é executado pelas forças do bandeirante português Domingos Jorge Velho – um evento hoje comemorado como o Dia da Consciência Negra.
1819 — O navio baleeiro Essex afunda depois do ataque de um cachalote.
1845 — Bloqueio anglo-francês do Rio da Prata: Batalha da Vuelta de Obligado.
1849 — Dissolução do parlamento italiano pelo rei Vítor Emanuel II.
1910 — Revolução Mexicana: Francisco I. Madero emite o Plano de San Luis, denunciando o presidente mexicano Porfirio Díaz, pedindo uma revolução para derrubar o governo do México, iniciando efetivamente a Revolução Mexicana.
1917 — Primeira Guerra Mundial: começa a Batalha de Cambrai: as forças britânicas progridem em um ataque às posições alemãs, mas depois recuam.
1920 — É nomeado em Portugal o 27.º governo republicano, chefiado pelo presidente do Ministério Álvaro de Castro.
1936 — José Antonio Primo de Rivera, fundador da Falange, é morto por um esquadrão de execução republicano.
1940 — Segunda Guerra Mundial: a Hungria se torna signatária do Pacto Tripartite, juntando-se oficialmente às potências do Eixo.
1943 — Segunda Guerra Mundial: Batalha de Tarawa (Operação Galvânica): os fuzileiros navais dos Estados Unidos aportam no Atol de Tarawa, nas Ilhas Gilbert, e sofrem um forte ataque de canhões e metralhadoras japonesas.
1945 — Julgamentos de Nuremberg: os julgamentos contra 24 criminosos de guerra nazistas começam no Palácio da Justiça em Nuremberg.

1959

  • A Declaração Universal dos Direitos da Criança é adotada pelas Nações Unidas.
  • Inauguração da Basílica do Santuário Nacional da Imaculada Conceição em Washington, D.C.

1965 — Golpe militar de 1964: Instituição do AC 4 que criou o bipartidarismo no Brasil.
1969 — Guerra do Vietnã: The Plain Dealer publica fotografias explícitas de habitantes mortos no Massacre de Mỹ Lai no Vietnã.
1971 — Parte do Elevado Paulo de Frontin, no Rio de Janeiro, desaba matando 48 pessoas.
1979 — Tomada da Grande Mesquita: cerca de 200 muçulmanos sunitas se revoltam na Arábia Saudita no local da Caaba em Meca durante a peregrinação e tomam cerca de 6 000 reféns. O governo saudita recebe ajuda das forças especiais paquistanesas para conter o levante.
1985 — Lançamento da primeira versão do sistema operacional Windows.
1989 — Revolução de Veludo: o número de manifestantes reunidos em Praga, na Tchecoslováquia, aumenta de 200 000 no dia anterior para cerca de meio milhão.
1990 — Andrei Chikatilo, um dos assassinos em série mais prolíficos da União Soviética, é preso; ele finalmente confessa 56 assassinatos.
1994 — O governo angolano e os rebeldes da UNITA assinam o Protocolo de Lusaka na Zâmbia, encerrando 19 anos de guerra civil. (Combates localizados são retomados no ano seguinte).
1998 — Enviado ao espaço o primeiro módulo da Estação Espacial Internacional, o Zarya.
2015 — Após um cerco a reféns, pelo menos 19 pessoas morrem em Bamako, Mali.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.