Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

9 de janeiro na História

Hoje é dia de Santo André Corsini; em 1839, a Academia Francesa de Ciências apresenta o Daguerreótipo, primeiro processo fotográfico vendido em larga escala; em 1881, entra em vigor no Brasil a Lei Saraiva, que estabelece o título de eleitor, o voto direto e o voto secreto; em 2007, Steve Jobs apresenta o primeiro modelo do iPhone da história;


Por Redação Educadora Publicado 09/01/2021
Foto: Divulgação

Em 1839, a Academia Francesa de Ciências apresenta o Daguerreótipo, primeiro processo fotográfico vendido em larga escala;
Em 1881, entra em vigor no Brasil a Lei Saraiva, que estabelece o título de eleitor, o voto direto e o voto secreto;
Em 2007, Steve Jobs apresenta o primeiro modelo do iPhone da história;

Santo André Corsini
Nasceu no século XIV, dentro de uma família muito conhecida em Florença: a família Corsini. Nasceu no ano de 1302. Seus pais, Nicolau e Peregrina não podiam ter filhos, mas não desistiam, estavam sempre rezando nesta intenção até que veio esta graça e tiveram um filho. O nome: André.

Os pais fizeram de tudo para bem formá-lo. Com apenas 15 anos, ele dava tanto trabalho e decepções para seus pais que sua mãe chegou a desabafar: “Filho, você é, de fato, aquele lobo que eu sonhava”. Ele ficou assustado, não imaginava o quanto os caminhos errados e a vida de pecado que ele estava levando, ainda tão cedo, decepcionava tanto e feria a sua mãe. Mas a mãe completou o sonho: “Este lobo entrava numa igreja e se transformava em cordeiro”. André guardou aquilo no coração e, sem a mãe saber, no outro dia, ele entrou numa igreja. Aos pés de uma imagem de Nossa Senhora ele orava, orava e a graça aconteceu. Ele retomou seus valores, começou uma caminhada de conversão e falou para o provincial carmelita que queria entrar para a vida religiosa. Não se sabe, ao certo, se foi imediatamente ou fez um caminho vocacional, o fato é que entrou para a vida religiosa na obediência às regras, na vida de oração e penitência. Ele foi crescendo nessa liberdade, que é dom de Deus para o ser humano.

Santo André ia se colocando a serviço dos doentes, dos pobres, nos trabalhos tão simples como os da cozinha. Ele também saía para mendigar para as necessidades de sua comunidade. Passou humilhação, mas sempre centrado em Cristo.

Os santos foram e continuam a ser pessoas que comunicaram Cristo para o mundo. Mas Deus tinha mais para André. Ele ordenou-se padre e como tal continuava nesse testemunho de Cristo até que Nosso Senhor o escolheu para Bispo de Fiesoli. De início, ele não aceitou e fugiu para a Cartuxa de Florença e ficou escondido; ao ponto de as pessoas não saberem onde ele estava e escolher um outro para ser bispo, pela necessidade. Mas um anjo, uma criança apareceu no meio do povo indicando onde ele estava escondido. Apareceu também uma outra criança para ele dizendo-lhe que ele não devia temer, porque Deus estaria com ele e a Virgem Maria estaria presente em todos os momentos. Foi por essa confiança no amor de Deus que ele assumiu o episcopado e foi um santo bispo. Até que em 1373, no dia de Natal, Nossa Senhora apareceu para ele dizendo do seu falecimento que estava próximo. No dia da Epifania do Senhor, ele entrou para o céu.

475 — Zenão I, imperador romano oriental (bizantino), é forçado a fugir de Constantinopla, e seu general, Basilisco, assume o controle do império.
681 — XII Concílio de Toledo: Ervígio, rei dos visigodos, inicia um concílio em que implementa várias medidas contra os judeus na Espanha.
1127 — Guerras Jin–Sung: soldados jurchens da dinastia Jin da Manchúria cercam e saqueiam Bianjing (Kaifeng), a capital da dinastia Sung da China, e sequestram o imperador chinês e outros, pondo fim à dinastia Sung do Norte.
1349 — A população judaica da Basileia, considerada pelos residentes como a causa da Peste Negra em curso, é presa e incinerada.
1431 — Começa em Ruão o julgamento de Joana d’Arc.
1792 — Assinatura do Tratado de Jassy entre o Império Russo e o Império Otomano.
1806 – O vice-almirante e viscondeHoratio Nelson recebe um funeral de Estado e é enterrado na Catedral de São Paulo.
1816 — O britânico Humphry Davy testa sua lâmpada de segurança para os mineiros em Hebburn Colliery.
1822 — Príncipe regente D. Pedro de Alcântara vai contra as ordens das Cortes Portuguesas que exigiam sua volta a Lisboa, ficando no Brasil, dando início ao processo de independência brasileira.
1839 — Academia Francesa de Ciências anuncia o processo fotográfico daguerreótipo. Foi o primeiro processo fotográfico a ser anunciado e comercializado ao grande público.
1878 — O então príncipe do Piemonte, Humberto de Savóia, é coroado rei da Itália, adotando o nome de Humberto I.
1881 — Entra em vigor, no Brasil, a Lei Saraiva que estabelece o título de eleitor, eleições diretas, voto secreto e o alistamento preparado pela Justiça.
1905 — Domingo Sangrento: manifestantes pacíficos marcham até o Palácio de Inverno, em São Petersburgo, para pedir uma petição ao czar Nicolau II da Rússia e são recebidos a tiros pela Guarda Imperial.
1909 — Ernest Shackleton, líder da Expedição Nimrod ao Polo Sul, fixa a bandeira do Reino Unido a 180 km do Polo Sul, o ponto mais distante que alguém já havia alcançado até aquele momento.
1913 — Toma posse em Portugal, o 5.º governo republicano, chefiado pelo presidente do MinistérioAfonso Costa.
1916 — Primeira Guerra Mundial: a Batalha de Galípoli termina com uma vitória do Império Otomano e as últimas forças Aliadas são evacuadas da península.
1917 — Primeira Guerra Mundial: a Batalha de Rafa é travada perto da fronteira egípcia com a otomana.
1923 — O espanhol Juan de la Cierva faz o primeiro voo de autogiro.
1941 — Segunda Guerra Mundial: primeiro voo do Avro Lancaster.
1945 — Segunda Guerra Mundial: começa a Invasão do Golfo de Lingayen.
1957 — Primeiro-ministro britânico, Anthony Eden, renuncia ao cargo após seu fracasso em retomar o Canal de Suez da soberania egípcia.
1960 — O presidente do Egito, Gamal Abdel Nasser, dá início à construção da Represa de Assuã detonando dez toneladas de dinamite para demolir vinte toneladas de granito na margem leste do rio Nilo.
1981 — Toma posse em Portugal o VII Governo Constitucional, um governo da coligação Aliança Democrática (PPD/PSD, CDS e PPM) chefiado pelo primeiro-ministro Francisco Pinto Balsemão.
1992 — As primeiras descobertas de planetas extrasolares são anunciadas pelos astrônomos Aleksander Wolszczan e Dale Frail. Eles descobriram dois planetas orbitando o pulsarPSR 1257 + 12.
2005 — Movimento Popular de Libertação do Sudão e Governo do Sudão assinam o Amplo Acordo de Paz.
2007 — O americano Steve Jobs, o CEO da Apple, apresenta o iPhone original em um Macworld keynote em São Francisco.
2011 — Voo Iran Air 277 cai perto de Úrmia, no nordeste do país, matando 77 pessoas.
2015 — Um envenenamento em massa em um funeral em Moçambique envolvendo cerveja que foi contaminada com Burkholderia gladioli deixa 75 mortos e mais de 230 pessoas doentes.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.