Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

13 de janeiro na História

Hoje é dia de Santo Hilário de Poitiers; em 1910, acontece a primeira transmissão pública de rádio; em 2012, o navio de cruzeiro Costa Concordia afunda na costa da Itália, deixando 32 pessoas mortas; em 2018, um falso alerta de ataque a míssil causa pânico generalizado no Havaí;


Por Redação Educadora Publicado 13/01/2021
Foto: Wikimedia Commons

Em 1910, acontece a primeira transmissão pública de rádio;
Em 2012, o navio de cruzeiro Costa Concordia afunda na costa da Itália, deixando 32 pessoas mortas;
Em 2018, um falso alerta de ataque a míssil causa pânico generalizado no Havaí;

Santo Hilário de Poitiers
Um dos santos padres da Igreja de Cristo, ele nasceu no ano de 315, em Poitiers, na França. Buscava a felicidade; mas sua família, pagã, vivia segundo a filosofia hedonista, ligada ao povo grego-romano; ou seja, felicidade como sinônimo de prazeres, com puro bem-estar. Então, aquele jovem dado aos estudos, se perguntava quanto ao fim último do ser humano; não podia acabar tudo ali com a morte; foi perseguindo a verdade.

O Espírito Santo foi agindo até ele conhecer as Sagradas Escrituras. O Antigo Testamento o levou proclamar o Deus uno, que merece toda a adoração. Passando para o Novo Testamento, Santo Hilário foi evangelizado e, numa busca constante, ele se viu necessitado do santo batismo, entrar para Igreja de Cristo e se fazer membro deste Corpo Místico. Em 345, foi batizado. Não demorou muito já era sacerdote e, depois, ordenado bispo para o povo de Poitiers.

Ele sofria com as heresias do arianismo. Santo Hilário, pela sua pregação e seus escritos, foi chamado “O Atanásio do Ocidente”, porque ele combateu o Arianismo do Oriente. No tempo em que o imperador Constâncio começou a apoiar esta heresia, Santo Hilário não teve medo das autoridades. Se era para o bem do povo, ele anunciava com ousadia até ser exilado, mas não deixou de evangelizar nem mesmo na cadeia. Por conselho, o próprio imperador o assumiu de volta em 360, porque os conselheiros sabiam da grande influência desse santo bispo que não ficava apenas em Poitiers, mas percorria toda a França.

Ele voltou, convocou um Concílio em Paris, participou de tantos outros conselhos no ocidente, mas sempre defendendo essa verdade que é Jesus Cristo, verdadeiro Deus, verdadeiro homem.

Santo Hilário de Poitiers foi se consumindo por essa verdade. Pelos seus escritos que chegam até o tempo de hoje, percebe-se este amor por Jesus Cristo. Não só numa busca pessoal, mas de promover a salvação dos outros. No século IV, ele partiu para a glória.

532 — Revolta de Nika ocorreu durante a temporada de corridas no hipódromo de Constantinopla, como resultado do descontentamento com o governo do imperador Justiniano.
1435 — Promulgada pelo Papa Eugênio IV a bula papal Sicut dudum, proibindo a escravização dos nativos guanches das Ilhas Canárias pelos espanhóis.
1750 — Feito o Tratado de Madri, documento que definiu grande parte do território brasileiro.
1797 — Guerras Revolucionárias Francesas: uma batalha naval entre um navio de linha francês e duas fragatas britânicas ao largo da costa da Bretanha termina com o navio francês encalhando, resultando em mais de 900 mortes.
1815 — Guerra Anglo-Americana: tropas britânicas capturam Fort Peter em St. Marys, no estado americano da Geórgia.
1825 — Confederação do Equador: Frei Caneca é fuzilado diante dos muros do Forte de São Tiago das Cinco Pontas, Recife.
1888 — Fundada em Washington, D.C. a National Geographic Society. 1895 — Primeira Guerra Ítalo-Etíope: a primeira batalha da guerra, a Batalha de Coatit, ocorre; é uma vitória italiana.
1898 J’accuse…! de Émile Zola expõe o Caso Dreyfus.
1910 — A primeira transmissão pública de rádio ocorre; uma performance ao vivo das óperas Cavalleria rusticana e Pagliacci é transmitida pela rádio da Metropolitan Opera House, em Nova Iorque.
1935 — Um plebiscito no Sarre mostra que 90,3% dos votantes desejam ingressar na Alemanha nazista.
1937 — Criação do Museu Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro.
1942 — Segunda Guerra Mundial: primeiro uso de um assento ejetor de aeronave por um piloto de testes alemão em um caça a jato Heinkel He 280.
1953 — Publicado no Pravda um artigo acusando alguns dos médicos mais prestigiados e proeminentes da União Soviética, na sua maioria judeus, de participar de um complô para envenenar os membros da liderança política e militar soviética.
1958 — Exército de Libertação de Marrocos embosca uma patrulha espanhola na Batalha de Edchera.
1963 — Golpe de Estado em Togo resulta no assassinato do presidente Sylvanus Olympio.
1966 — Robert C. Weaver se torna o primeiro afro-americano a ser nomeado em um cargo do gabinete executivo federal dos Estados Unidos, sendo nomeado Secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano.
1982 — Logo após a decolagem, o voo Air Florida 90, um jato Boeing 737, colide com a ponte da 14th Street em Washington, D.C. e cai no rio Potomac, matando 78 pessoas incluindo quatro motoristas.
1991 — Dissolução da União Soviética: Tropas da União Soviética atacam os apoiadores da independência da Lituânia em Vilna, matando 14 pessoas e ferindo outras 1000.

1993

  • Lançado do Centro Espacial John F. Kennedy, pela terceira vez, o Endeavour com a missão STS-54.
  • Assinada a Convenção sobre Armas Químicas (CWC).

2001 — Um sismo atinge El Salvador, matando mais de 800 pesoas.
2012 — O navio de cruzeiro Costa Concordia afunda na costa da Itália. 32 mortes foram confirmadas.
2018 — Um falso alerta de emergência de um ataque de míssil iminente no Havaí causou pânico generalizado no estado.
2020 — O vulcão Taal, nas Filipinas, expele fluxos de lava enquanto entra em erupção na cratera.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.