Seis são detidos após matarem javali sem autorização do Ibama em Iracemápolis
Polícia Militar Ambiental recebeu uma denúncia de que um grupo armado estaria realizando o manejo de um javali de forma irregular pela zona rural da cidade, na divisa com Piracicaba
Seis homens foram detidos no domingo (25) transportando um javali morto sem autorização do Ibama, em Iracemápolis.
A Polícia Militar Ambiental recebeu uma denúncia de que um grupo armado estaria realizando o manejo de um javali de forma irregular pela área rural da cidade, na divisa com Piracicaba. Com o apoio de equipes do Policiamento de Área de Piracicaba, eles localizaram seis homens dentro de uma fazenda na Rodovia Deputado Laércio Corte (SP-147) que liga Limeira a Piracicaba. Os indivíduos estavam armados e em posse do animal abatido.
Após abordagem, os policiais solicitaram a autorização para a caça (Resolução SIMA SAA n° 334/2019, a qual estabelece normas e procedimentos para o controle populacional, manejo ou erradicação da espécie exótica invasora “Javali-europeu”), no entanto, foram apresentados apenas os Certificado de Registro de Arma de Fogo, CTFs (Cadastro Técnico Federal), e GTE (Guia de Tráfego Especial). Os homens não apresentaram o Simaf (Sistema Integrado de Manejo de Fauna), o qual é solicitado junto ao Ibama e obrigatório para o abate de animais dessa natureza.
Eles foram conduzidos até a Delegacia de Polícia Judiciaria de Piracicaba, onde foram ouvidos e liberados.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.