‘A mamografia anual garante o diagnóstico precoce do câncer’, diz mastologista de Limeira
Em entrevista à Educadora, a médica Alice Junqueira falou também sobre prevenção e tratamento
A mastologista Alice Junqueira, da Unimed Limeira, conversou com a reportagem da Educadora e falou sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. De acordo com a médica, no que diz respeito a prevenção, não existe uma resposta única da ciência. “No caso do câncer de pele, se passarmos protetor solar, teremos certeza que é a forma mais segura de evitar esse tipo de câncer. No caso do câncer de mama, estilo de vida mais saudável é o que os estudos apontam como o mais eficaz na prevenção, como exercícios físicos e alimentação saudável, por exemplo”, pontuou. A entrevista foi ao ar no Programa Bastidores.
A mamografia é, muitas vezes, colocada no patamar de prevenção, mas de acordo com a mastologista, é uma maneira de garantir diagnóstico precoce. “Se a paciente realizar a mamografia uma vez ao ano a partir dos 40 anos, em caso de câncer de mama, as chances de cura são enormes”, disse.
Ainda, de acordo com dra. Alice, atualmente existem muitos estudos sobre o câncer de mama, sendo esse, um dos tipos de câncer mais estudados dos últimos anos. Com isso, as medicações estão cada vez mais modernas e os tratamentos causam cada vez menos efeitos colaterais as pacientes.
Outro ponto destacado pela mastologista é o tabu sobre diagnóstico do câncer de mama e morte. “Hoje em dia isso não é uma realidade, porque as chances de cura são gigantescas, principalmente pela modernidade dos tratamentos e claro, diagnóstico precoce”, disse.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.