Santa Casa de Limeira alerta para gravidade dos casos atendidos no PA após festas de Natal
De acordo com nota publicada nas redes sociais da instituição, 96% dos casos atendidos após as celebrações de Natal são de baixa complexidade
A Santa Casa de Limeira alertou a população pelas redes sociais nesta segunda-feira (27) para a complexidade dos atendimentos realizados pelo hospital após as festas de Natal, que aconteceram durante o fim de semana. Segundo a publicação, 96% das pessoas que aguardaram atendimento após as festas foram classificados como “não urgente”, e poderiam ser atendidas em outras unidades de saúde da cidade para evitar sobrecarga ou demora no atendimento.
- Mulher morre na Santa Casa de Limeira após ter 26% do corpo queimado
- Limeira regulamenta lei que cria opção de doação para Santa Casa e Humanitária pela conta de água
- Sem internados, Santa Casa de Limeira desativa UTI destinada para pacientes com covid-19
“As pessoas que estão aguardando por atendimento estão classificadas como não urgente, ou seja, poderiam ser atendidas nas unidades de Pronto Atendimento (Jardim Aeroporto, Parque Hipólito e UPA do Abílio Pedro). A Santa Casa de Limeira é referência em alta e média complexidade e na Urgência e Emergência do Pronto Socorro, a prioridade são pacientes da emergência, aqueles que correm risco de morte eminente, depois os pacientes da urgência, que necessitam de atendimento rápido pois o estado de saúde é grave”, cita nota divulgada.
Ainda segundo a nota, uma triagem baseada na complexidade do quadro é feita pelos enfermeiros e os casos mais leves podem levar até quatro horas para serem atendidos. o pronto socorro da Santa Casa conta com a triagem, que é feita por enfermeiros, baseado no protocolo internacional de Manchester, que através de uma escala classifica os pacientes conforme o grau da gravidade e por cores. (Cerca de) 96% das pessoas que estão aguardando por atendimento estão classificados como não urgente e poderiam ser atendidos no Pronto Atendimento para maior resolutividade. A cor azul representa a classificação mais simples, para casos que o paciente pode aguardar atendimento ou ser encaminhado para outra unidade de saúde. O tempo de espera pode ser de até 4 horas e envolve pacientes com queixas de dores crônicas, aplicação de medicação com receita, troca de sondas, entre outros”, complementa.
Além disso, a Santa Casa de Limeira informou que muitas pessoas foram até o pronto socorro com sintomas gripais para a realização de testes para a detecção do vírus da covid-19 ou nova influenza H3N2. “Santa Casa realiza os exames apenas em casos em que o paciente esteja internado na instituição”. “Pedimos a compreensão de todos para compartilhar a informação de que é importante avaliar se o que você está sentindo é uma demanda de urgência ou emergência para escolher entre o atendimento do pronto socorro da Santa Casa ou de uma UBS”, finaliza a nota emitida pela instituição.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.