Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Grupo técnico da Prefeitura de Limeira discute monitoramento de casos de gripe após alta na procura por hospitais

Grupo se reuniu na tarde desta quarta-feira (29) para discutir ações após hospitais da cidade registrarem alta no número de atendimento de pessoas com sintomas gripais


Por Redação Educadora Publicado 29/12/2021
Grupo técnico da Prefeitura de Limeira discute monitoramento de casos de gripe após alta na procura por hospitais
Foto: Adilson SIlveira/Prefeitura de Limeira

O Grupo Técnico de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus da Prefeitura de Limeira se reuniu na tarde desta quarta-feira (29) para discutir o monitoramento de possíveis casos das gripes H3N2 e H1N1 após hospitais públicos e particulares e Pronto Atendimentos da cidade registrarem aumento na movimentação de pacientes com sintomas gripais. De acordo com a Secretaria de Saúde, ainda não existem casos da doença confirmados na cidade.

Participaram o prefeito Mario Botion (PSD) e os secretários Edison Moreno Gil (Gabinete), Vitor Santos (Saúde), que está de férias, mas esteve presente, Sérgio Moreira (interino de Comunicação Social), e Alexandre Ferrari (interino de Saúde), além de representantes dos hospitais. Também estiveram na ruenião os vereadores Lemão da Jeová Rafá (PSC), presidente da Câmara, Ju Negão (PV) e Lu Bogo (PL). O vereador Betinho Neves (PV) foi representado pelo assessor Cláudio de Lima Júnior.

Na reunião do grupo, o secretário interino da Saúde, Alexandre Ferrari, afirmou que, apesar de nenhum caso das gripes ter sido confirmado em Limeira, algumas pessoas apresentaram sintomas de doenças respiratórias. Contudo, esses casos não são graves. “Nós estamos monitorando todos esses casos, que, em sua grande maioria, não evoluíram à internação”, explica Ferrari. O município tem, hoje, quatro internados com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

De acordo com a Secretaria de Saúde, o município vacinou, neste ano, cerca de 80,2 mil pessoas contra a gripe. Contudo, o imunizante utilizado em 2021 não protege completamente contra a variante da H3N2, que tem afetado alguns estados. A prefeitura pediu ao Governo de São Paulo, na última terça-feira (28), o envio de novas doses de vacinas contra a gripe para iniciar uma nova campanha de imunização contra a doença em abril de 2022. “Aguardamos para o início do próximo ano o envio de doses pelo Ministério da Saúde para iniciarmos a vacinação dos grupos prioritários já com essa proteção específica”, cita.

COVID-19

Ainda durante a reunião do grupo técnico, Alexandre Ferrari mostrou um panorama da situação da Covid-19 em Limeira. Neste momento, Limeira não registra novos óbitos por Covid-19 e não há internados pela doença desde 22 de dezembro. As médias móveis de confirmação e mortes seguem em baixa. “Isso se deve, principalmente, ao avanço da vacinação em Limeira”, destaca Ferrari.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.