Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Mesmo com PAs lotados, Prefeitura nega surto de gripe em Limeira

Vereador Betinho Neves (PV) percorreu os hospitais e unidades e encontrou recepções lotadas com pacientes reclamando de sintomas gripais


Por Ana Paula Rosa Publicado 28/12/2021

Mesmo com PAs (Pronto Atendimentos) lotados, a Prefeitura de Limeira nega que a cidade esteja passando por um surto de gripe. Na noite desta segunda-feira (27), o vereador Betinho Neves (PV) percorreu os hospitais Humanitária e Santa Casa, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Abílio Pedro e outras unidades de saúde em bairros como Parque Hipólito e Jardim Aeroporto, e encontrou todas as recepções lotadas e com pacientes reclamando de sintomas gripais.

Em entrevista no programa Meio Dia, da Educadora, nesta terça-feira (28), Betinho contou que o primeiro lugar que visitou e encontrou aglomeração foi a Santa Casa. “De fato tinha muita gente. Tinham pessoas sentadas do lado de fora. Não é falta de organização do hospital, é uma demanda que chegou de um vez só e encheu. É assustador”, falou.

O vereador explicou também que ficou preocupado com a falta de funcionários para dar conta da demanda. “No Parque Hipólito, por exemplo, a média de atendimento que me foi informada é de 150 pacientes por dia. Agora, com os sintomas gripais, esse número já estava em 200 pacientes atendidos em apenas 12 horas daquela noite”.

ALTA DEMANDA NA SANTA CASA

A Santa Casa confirmou a alta demanda nas redes sociais. De acordo com a enfermeira supervisora do Pronto-socorro SUS Eliane Marta, muito desses pacientes estão vindo até o PS com sintomas gripais na expectativa de realizar exame da covid-19 ou da nova influenza H3N2.

A Santa Casa informou ainda que realiza os exames apenas em casos em que o paciente esteja internado na instituição. “Pacientes aguardando do lado de fora e outros aglomerados com acompanhantes dentro o pronto-socorro podem agravar a situação de pacientes que ali estão em situações vulneráveis”, destacou a enfermeira.

PREFEITURA NEGA SURTO

A Secretaria de Saúde nega o surto. Por determinação do prefeito Mario Botion (PSD), a pasta convocou para esta quarta-feira (29) uma reunião com representes dos hospitais de Limeira para discutir os casos registrados em outras cidades, bem como a situação em Limeira. A pasta reforça, contudo, que não há surto confirmado de H3N2 ou H1N1 na cidade e que a população deve continuar seguindo os protocolos sanitários contra a covid-19 que também protegem contra a influenza e suas variantes.

As internações por síndrome respiratória aguda grave subiram em Limeira. Segundo balanço da Secretaria de Saúde, em 2020, havia 1.183 notificações e 1.170 casos confirmados de doenças respiratórias na cidade. Já em 2021, este número subiu para 2.522 pacientes com os sintomas e 1.597 confirmados 1.597.

PRINCIPAIS DOENÇAS

Dentro desses números, as doenças respiratórias englobam casos casos de gripe (Influenza e B), vírus sincicial respiratório – que é uma das principais causas de infecções das vias respiratórias e pulmões em recém-nascidos e crianças -, entre outros, que subiram em Limeira.

Segundo o diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de LimeiraAlexandre Ferrari, são considerados casos notificados de síndrome respiratória aguda grave as pessoas que são internadas com sintomas. “Os casos confirmados de covid-19 abaixo são dentro do contexto de notificações de síndrome respiratória aguda grave. Ou seja, a pessoa tem sintomas de SRAG, é internada, e quando é feito o teste, positiva para covid-19”, disse.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.