Santa Casa alerta sobre golpe por telefone a famílias de pacientes
O homem faz contato telefônico e se identifica como “dr. Bruno da Santa Casa”; ele solicita dinheiro para realização de exames em parentes internados ou procedimentos ligados à cirurgias
A Santa Casa de Misericórdia de Limeira emitiu uma nota à imprensa reforçando à população a necessidade de alerta sobre cobranças indevidas que estão sendo feitas utilizando o nome da instituição. Trata-se de golpe que já registrou uma vítima.
- Nova delegada da DDM é apresentada na Seccional de Limeira
- Para Marçal, resultado da eleição presidencial não será definida por pesquisas
- Auxílio-taxista: Prefeitura de Limeira envia informações dos profissionais cadastrados
O homem faz contato telefônico e se identifica como “Dr. Bruno da Santa Casa”. Ele solicita dinheiro para realização de exames em parentes internados, com a alegação de que o Sistema Único de Saúde (SUS) não cobre o referido procedimento. Em outras mensagens, a informação está relacionada a cirurgias.
Uma acompanhante de paciente recebeu ligação do mesmo “Dr. Bruno”, alegando que precisava fazer um exame de imagem no valor de R$ 4 mil. Informou que, em 2 dias, o SUS faria a restituição do dinheiro. Assim que a pessoa informou não ter o dinheiro, a ligação foi encerrada.
O pedido de dinheiro feito é na modalidade PIX, sistema de pagamentos instantâneos. No caso em que houve vítima, o valor solicitado ilegalmente foi de R$ 4.980 e o homem se identificou como “Dr. Diego”.
A Santa Casa identificou que os valores foram solicitados a familiares e pacientes que passaram pela UTI de adultos e outros setores do hospital.
A instituição reitera, por meio de nota, que não faz nenhum tipo de cobrança indevida. A Lei Federal 8.080/90 proíbe qualquer cobrança adicional, seja total ou parcial, de pacientes que forem se submeter a atendimentos/procedimentos pelo SUS.
Em caso de recebimento de ligações com este conteúdo, a Santa Casa pede às famílias que não façam qualquer tipo de operação de transferência de dinheiro. Em seguida, havendo dúvidas, deve-se fazer contato diretamente com o Serviço Social da Santa Casa.
A instituição já orientou pacientes e familiares sobre como proceder em relação ao cancelamento de operações bancárias eventualmente realizadas. É importante que a vítima registre um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima de sua residência e comunique o hospital imediatamente.
A partir desta informação, a Santa Casa informou que providenciou o registro de boletim de ocorrência e estuda medidas jurídicas cabíveis.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.