Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Mulheres com deficiência tem dia dedicado à mamografia

Nesta quinta-feira, mulheres com surdez puderam contar com intérprete de Libras para ajudar na comunicação durante o exame


Por Grasiele Gerondi Publicado 20/10/2022

Mulheres com deficiência, que tem entre 50 e 69 anos, participaram nesta quinta-feira (20) da mamografia inclusiva, uma ação realizada pela Prefeitura de Limeira, para garantir a acessibilidade do exame para mulheres surdas.

Diversas mulheres com surdez estiveram na Policlínica para fazer o exame com a ajuda de um intérprete de Libras. A dona de casa Marinete da Silva Crostato foi uma a se beneficiar com a ação.

Segundo ela, a dificuldade na comunicação se reflete na hora de fazer o exame, já que muitas vezes o profissional não está preparado para conversar com quem é surdo. Do outro lado, o profissional também enfrenta obstáculos para explicar o exame para quem tem as mãos como linguagem principal.

A medida faz parte da Semana Municipal Outubro Rosa para mulheres com deficiência. Outras deficiências também puderam ser atendidas, sem precisar de agendamento. A ação agradou as pacientes, como é o caso de Nilza, que enxerga com apenas 10% da visão e conseguiu fazer o exame sem agendar.

Para elas, o dia dedicado à mamografia é importante para prevenir o câncer de mama, um dos tipos de câncer que mais atinge as mulheres.

MAMOGRAFIA INCLUSIVA

A mamografia inclusiva acontece nesta quinta-feira, na Policlínica. Os atendimentos vão ser realizados até 16h. A Policlínica fica na Av. Ana Carolina de Barros Levy, 220, no Centro.

OUTUBRO ROSA

A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama. É um mês dedicado a proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico, como a mamografia, e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

O INCA (Instituto Nacional de Câncer) — que participa do movimento desde 2010 — promove eventos técnicos, debates e apresentações.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.