Em 4 meses, Limeira teve 18 motoristas pegos no bafômetro e 127 recusas do teste
Assim como dirigir sob efeito de álcool, o condutor que se recusa a soprar o bafômetro também comete uma infração gravíssima
Marco na luta contra a violência no trânsito no Brasil, a Lei Seca completa 15 anos nesta segunda-feira (19).
Para lembrar a data, o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa) divulgou dossiê sobre os acidentes provocados pelo uso de álcool no país. Os dados são do Ministério da Saúde.
O documento revela que 10.887 pessoas perderam a vida em decorrência da mistura de álcool com direção em 2021, o que dá uma média de 1,2 óbito por hora.
O eLimeira pediu dados recentes ao Detran-SP sobre motoristas infratores da cidade.
Foi informado que, entre janeiro e abril deste ano, são 18 casos de consumo de álcool combinado à direção em Limeira. No mesmo período do ano passado, foram 10 infrações contabilizadas. Nos doze meses de 2022, foram 26 autuações deste tipo na cidade.
Já a recusa ao teste do bafômetro pelos motoristas de Limeira é bem maior, segundo o Detran:
- 2023 (janeiro a abril): 127
- 2022 (Janeiro a abril): 71
- 2022 (janeiro a dezembro): 196
Os dados do Detran-SP contabilizam multas de direção sob influência de álcool, quando o teste do etilômetro aponta o índice de até 0,34 mg de álcool por litro de ar expelido, e de embriaguez ao volante, que ocorre se o índice for acima de 0,34 mg.
No primeiro caso, o motorista deve pagar uma multa de R$ 2.934,70 e responder, portanto, a processo de suspensão da carteira de habilitação.
Já no segundo, além da autuação, se condenado, o condutor pode cumprir de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a Lei Seca, também conhecida como “tolerância zero”.
Motoristas pegos no bafômetro
Além deste tipo de infração, há também, todavia, os casos de condutores que se recusaram a soprar o bafômetro.
Assim como dirigir sob efeito de álcool, o condutor que se recusa a soprar o bafômetro também comete uma infração gravíssima, com multa de R$ 2.934,70, além de responder, contudo, a processo de suspensão da carteira de habilitação.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.