Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Unimed Limeira integra programa do Tribunal de Justiça de São Paulo

A iniciativa tem como objetivo fomentar a cultura da pacificação social, por meio da conciliação e mediação de conflitos, envolvendo planos de saúde e consumidores.


Por Redação Educadora Publicado 07/12/2023
Unimed Limeira integra programa do Tribunal de Justiça de São Paulo
Fotos: Divulgação TJ/SP (Lucas Claudiano e Paulo Santana)

A Unimed Limeira faz parte do Programa Conciliando com a Saúde, do Tribunal de Justiça de São Paulo. A iniciativa tem como objetivo fomentar a cultura da pacificação social, por meio da conciliação e mediação de conflitos, envolvendo planos de saúde e consumidores.

Dr. Carlos Roberto Nogueira dos Santos, superintendente da Unimed Limeira e presidente da Unimed Centro Paulista, representou a cooperativa na cerimônia de certificação que contou com a presença de empresas do setor e de diversas Unimeds do estado.

A solenidade foi comandada pelo presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe, com a coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), desembargadora Maria Lúcia Ribeiro de Castro Pizzotti Mendes.

O programa foi criado a partir da interlocução do Nupemec com representantes do setor, como a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), empresas de planos de saúde e associações e federações nacionais, para suprir a necessidade de métodos autocompositivos em um setor que registra grande número de demandas judiciais no estado.

Como funciona

As tentativas de acordo podem partir tanto de empresas da área de saúde quanto de consumidores, seja na fase pré-processual ou em situações em que já haja processo em andamento.

O solicitante preencherá formulário eletrônico disponível no site do TJSP inserindo informações como dados pessoais, CEP, relato dos fatos e o resumo do pedido. A demanda será encaminhada ao Cejusc mais próximo do endereço informado.

Uma equipe agendará sessão de conciliação virtual, acompanhada por conciliador especializado em casos de saúde. Se houver acordo entre as partes, ele será homologado pelo magistrado da unidade e terá validade de decisão judicial.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.