Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Chuvas fortes atingem todo Estado em 24h e três morrem

Além de duas mortes em Limeira, Sorocaba também registrou óbito


Por Redação Educadora Publicado 20/01/2024
Chuvas fortes atingem todo Estado em 24h e três morrem
Foto: Educadora

A Defesa Civil do Estado informa que nas últimas 24 horas foram registrados acumulados de chuva em todo território paulista, que variaram entre 150mm e 51mm, com destaque para os municípios de Sorocaba: 150mm, Conchas 128mm, Votorantim: 126mm, Porto Feliz: 93mm, Marília: 91mm, Marília: 85mm e Capivari 85mm.

No Estado, 11 municípios foram atingidos, foram registrados 179 queda de árvores, 27 postes de energia, 28 pessoas ficaram desalojadas e 3 pessoas infelizmente faleceram.

Na Região Metropolitana da Capital, houve 57 chamados para queda de árvores e 14 pontos de alagamentos. No município de São Paulo ocorreu desmoronamento de um barranco que atingiu o muro de 1 residência e um deslizamento de terra sobre residência. Não houve registro de vítimas.

LIMEIRA
No dia 19JAN24 por volta das 16h42min, uma chuva de forte intensidade com fortes rajadas de vento, ocasionou alagamentos e queda de árvores. Na Rua Pedro Targino da Silva, altura do numeral 228, 02 mulheres foram arrastadas pela enxurrada e ficaram presas embaixo de um veículo. Foi realizado atendimento às vítimas, porém, foi constatado óbito das 02 vítimas.

SOROCABA
No dia 20JAN24 por volta das 01h17min, uma chuva de forte intensidade com fortes rajadas de vento atingiu o município ocasionando alagamentos. O Hospital GPACI (Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil) na Rua Coronel José de Pedro de Oliveira,678, Jardim Faculdade teve a parte do piso térreo todo alagado, os pacientes que estavam nesse andar tiveram que ser remanejados para os andares superiores do Hospital. Houve ainda registro de queda do muro do Hospital Evangélico Sorocaba na Rua Imperatriz Leopoldina, 136, Vila Jardini. Pela Avenida Juvenal de Campos, Altura do número 300, Vila Conceição, um veículo com 2 ocupantes foi arrastado pela força das águas e apenas 1 (conseguiu sair e permaneceu em cima do carro, o outro ocupante ficou preso no interior do veículo. O Corpo de Bombeiros foi acionado e efetuou resgate das vítimas, a vítima que estava presa dentro do veículo ainda submerso, foi resgatada porém, infelizmente em óbito, a outra vítima foi resgatada sem ferimentos.

LINS
No dia 19JAN24 por volta das 16h30min, ocorreu uma chuva de forte intensidade com fortes rajadas de vento, ocasionando deslizamento de terra, queda de árvores, queda de estrutura, e rompimento de cabos de energia. Houve o registro de 9 quedas de árvores em vias públicas e em fiação. Na Avenida Tiradentes, o córrego Campestre chegou ao seu limite, ocasionando deslizamento do talude em vários pontos às margens do córrego. A estrutura metálica do Supermercado Amigão caiu sobre os veículos que estavam estacionados no local. Até o momento não houve registro de feridos, desabrigados ou desalojados.

GETULINA
No dia 19JAN24 por volta das 17h32min, ocorreu uma chuva de forte intensidade com rajadas de vento, ocasionando alagamentos de vias e de edificações além de queda de muro. Houve o alagamento na Avenida Lucinda Martins e na Rua Joao Massud a inundação de 02 residências e 01 comércio na Avenida da Saudade. Foi danificado a obra de uma ponte na Rua Comendador Tadayuki Sonerara e ocorreu extravasamento do Córrego Gavanhery deixando a Rodovia Maximiliano Biondo Mengato alagada. Na rua Campos Salles houve a queda de um muro de divisa. Até o momento não houve registro de vítimas.

JOANOPOLIS
Por volta das 22h de 19JAN24, uma chuva de grande intensidade atingiu a região causando transbordamento do Rio Jacareí, com pontos de alagamentos na Rua Felício Fernandes Nogueira, Rua Sebastião e na rua de acesso a reciclagem. Até o momento, 10 residências foram atingidas, uma família ficou desalojada e foi encaminhada para casa de parentes. Não houve registro de vítimas.

VOTORANTIM
Por volta das 22h de 19JAN24, uma chuva de grande intensidade atingiu a região causando deslizamento de terra, queda de muro e solapamento de via. Na Rua Francisca Lucas Bonilha, 802 – Parque Bela Vista, houve um deslizamento de terra na parte de trás de uma residência. Após vistoria, o local foi preventivamente interditado e os moradores encaminhados para casa de parentes. Na Rua João André Filho, 340 e Rua Carlos Luvison, 386 – Parque Bela Vista, ocorreram 2 quedas de muros. Na Praça Leci de Campos – Centro, parte do asfalto cedeu. As equipes da Defesa Civil do município realizam vistoria e sinalização do local. Até o momento, não houve registro de vítimas.

Neste sábado (20), o dia amanhece marcado pela presença do Sol entre nuvens em todo o território paulista, contudo, conforme o passar das horas, a tendência é de que cada vez mais haja predominância de nebulosidade sobre todo o Estado. No período vespertino, a atuação de um sistema meteorológico sobre a região contribui para a formação de áreas de instabilidade atmosférica havendo condições para pancadas de chuva generalizadas em todo o Estado, que podem vir acompanhadas de rajadas de vento e descargas elétricas. Até o momento, há indicativo para acumulados expressivos de chuva para o dia, principalmente no corredor leste paulista, onde há possibilidade de intervalos com pancadas fortes e até mesmo de temporais. Além disso, os termômetros devem se elevar gradativamente ao longo do dia, contribuindo assim para que a sensação seja de calor em todas as áreas monitoradas.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.