3 de julho na História
Hoje é dia de São Tomé; em 1886, Karl Benz mostra o primeiro automóvel projetado para receber um motor; em 1969, o foguete soviético N-1 explode na base de lançamento; em 2013, um golpe de estado no Egito derruba o presidente Mohamed Mursi
Em 1886, Karl Benz apresenta o primeiro veículo projetado para ser movido a motor;
Em 1969, o foguee soviético N-1 explode e destrói a plataforma de lançamento onde estava montado;
Em 2013, um golpe de estado no Egito derruba o presidente Mohamed Mursi e suspende a constituição do país;
–
São Tomé
Pertencente ao grupo dos doze apóstolos, o Senhor o chamou dentro de sua realidade, com suas fraquezas e até com suas crises de fé.
Nosso Senhor Jesus revelou a nós coisas maravilhosas através de São Tomé:
“Tomé lhe disse: ‘Senhor, nós nem sabemos para onde vais, como poderíamos saber o caminho?’ Jesus lhe disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai a não ser por mim” (Jo 14,6).
Tomé nunca teve medo de expor a realidade de sua fé e de sua razão, que queria saber cada vez mais e melhor. Quando Jesus apareceu aos apóstolos ao ressuscitar, Tomé não estava ali, então, encontramos seu testemunho: “Oito dias depois, os discípulos encontravam-se reunidos na casa, e Tomé estava com eles. Estando as portas fechadas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado e não sejas incrédulo, mas crê!” Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” (Jo 20,26-28).
O Papa São Gregório Magno meditando essa realidade de São Tomé diz: “A incredulidade de Tomé não foi um acaso, mas prevista nos planos de Deus. O discípulo, que duvidando da Ressurreição do Mestre, pôs as mãos nas chagas do mesmo, curou com isso a ferida da nossa incredulidade”.
Segundo a Tradição, Tomé teria ido, depois de Pentecostes, evangelizar pelo Oriente e Índia onde morreu martirizado, ou seja, morreu por amor, testemunhando a sua fé.
Fonte: Canção Nova
–
· 324 — Batalha de Adrianópolis: Constantino derrota Licínio, forçando-o a retirar-se para Bizâncio.
· 987 — Hugo Capeto é coroado rei da França. É o primeiro rei da dinastia capetíngia.
· 1822 — Criação do Ministério da Justiça do Brasil.
· 1844 — O último casal de Arau-gigante é morto.
· 1849 — A França invade a República Romana e restaura os Estados Papais.
· 1863 — Guerra de Secessão: o último dia da Batalha de Gettysburg culmina com a Carga de Pickett.
· 1866 — A Guerra Austro-Prussiana é decidida na Batalha de Königgrätz, resultando no momento ideal para os líderes prussianos abrirem caminho na direção da Unificação da Alemanha, com exclusão da Áustria.
· 1884 — Dow Jones & Company publica sua primeira média de ações.
· 1886 — Karl Benz apresenta oficialmente o Benz Patent-Motorwagen, o primeiro veículo “projetado” para ser movido a motor.
· 1898 — A esquadra espanhola, liderada por Pascual Cervera y Topete, é derrotada pela esquadra americana sob o comando de William T. Sampson na Batalha de Santiago de Cuba.
· 1938 — O recorde mundial de velocidade para uma locomotiva a vapor é fixado na Inglaterra, pela Mallard, que atinge uma velocidade de 202,58 km/h).
· 1940 — Segunda Guerra Mundial: para impedir que navios caiam em mãos alemãs, a frota francesa do Atlântico baseada em Mers El Kébir é bombardeada pela frota britânica, vinda de Gibraltar.
· 1944 — Segunda Guerra Mundial: Minsk é libertada do controle nazista pelas tropas soviéticas durante a Operação Bagration.
· 1969 — Corrida espacial: a maior explosão na história dos foguetes ocorre quando o foguete soviético N-1 explode e destrói sua plataforma de lançamento.
· 1988
- O navio de guerra da Marinha dos Estados Unidos, USS Vincennes, abate o voo Iran Air 655 sobre o Golfo Pérsico, matando todas as 290 pessoas a bordo.
- A Ponte Fatih Sultão Mehmet em Istambul, Turquia, é completada. É a segunda ponte que conecta a Europa com a Ásia pelo Bósforo.
· 1996 — A Pedra da Coroação é devolvida para a Escócia.
· 2013 — Golpe de Estado no Egito derruba o então presidente Mohamed Mursi, sendo também suspensa a constituição.
· 2019 — Forças associadas ao general Khalifa Hafter matam 53 pessoas e ferem outras 130 em bombardeamento aéreo do centro de detenção de Tajura, em Trípoli, Líbia.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.