Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Belém é candidata a sede da Copa do Mundo Feminina 2027

Presidente da CBF e governador do Pará oficializaram a inclusão do Mangueirão no Mundial


Por Redação Educadora Publicado 23/08/2024
Belém é candidata a sede da Copa do Mundo Feminina 2027
Estádio Mangueirão foi reformado e tem capacidade para 55 mil pessoasCréditos: Vitor Silva/CBF

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, anunciou nesta quinta-feira (22) a indicação do estádio Estadual Jornalista Edgar Proença, o Mangueirão, para receber jogos da Copa do Mundo Feminina de 2027. A designação da arena do Pará foi feita pela CBF à Fifa na última reunião da organização do Mundial, realizada neste mês.

Com capacidade para 55 mil torcedores, o Mangueirão foi reinaugurado no ano passado após uma grandiosa reforma, que adaptou o estádio ao padrão exigido pela Fifa. 

CBF anuncia Belém como cidade candidata a sede da Copa do Mundo Feminina de 2027Créditos: Rafael Ribeiro/CBF

“O Mangueirão é um dos grandes palcos do futebol brasileiro e merece estar na Copa do Mundo Feminina. Não temos dúvida que o Mundial ficará ainda mais festivo com a presença do povo paraense, que ama o futebol. Além disso, com toda a sua história e a cultura amazônica, o Pará será um belo atrativo para chamar os torcedores de todo o mundo para a melhor Copa do Mundo da história”, afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

As instalações modernas da arena e o potencial turístico do Pará, Estado representante da cultura amazônica, com sua rica gastronomia, música, dança e hospitalidade, foram alguns dos trunfos para a indicação do estádio de Belém. 

No Mangueirão, Seleção Brasileira goleou a Bolívia por 5 a 1 pelas EliminatóriasCréditos: Vitor Silva/CBF

“A escolha de Belém como cidade-sede para a Copa do Mundo Feminina de 2027 é um momento importantíssimo. Isto reforça a nossa parceria com a CBF e nossa gratidão pela escolha”, afirmou o governador do Pará, Helder Barbalho.

“Esse anúncio é também o reconhecimento da paixão do paraense pelo futebol e dos investimentos que proporcionam com que tenhamos hoje no Mangueirão, um dos estádios mais modernos do Brasil. Gostaria de agradecer também o apoio da Federação Paraense de Futebol”, acrescentou o governador.

Helder Barbalho e Ednaldo Rodrigues no momento da assinatura da candidaturaCréditos: Rafael Ribeiro/CBF

O evento realizado na sede da CBF contou também com a participação do presidente da Federação Paraense de Futebol, Ricardo Gluck Paul, do presidente da Federação Bahiana de Futebol, Ricardo Lima, do presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, e do presidente da Federação de Futebol do Estado do Espirito Santo, Gustavo Vieira.

Belém entrou na rota dos grandes eventos internacionais. A cidade vai receber no próximo ano a COP 30 (Conferência sobre Mudanças Climáticas). O evento organizado pela ONU (Organização das Nações Unidas) vai reunir mais de 70 mil pessoas do mundo inteiro.

Assinatura da candidatura contou com a presença de diversos presidentes de federaçãoCréditos: Rafael Ribeiro/CBF

No próximo mês, uma comissão da Fifa vai percorrer o país vistoriando as cidades-sedes do Mundial.

“A realização da Copa do Mundo Feminina no Pará é de fundamental importância. O Pará está investindo muito forte no futebol feminino. Já são 8 competições, um crescimento extraordinário, não só de campeonatos, mas também de atletas e a quantidade de clubes. A gente está aqui para agradecer a CBF e fazer aqui esse registro dessa data histórica para o povo do Pará”, disse o presidente da Federação Paraense de Futebol.

Ricardo Gluck Paul e Ricardo Lima conversamCréditos: Rafael Ribeiro/CBF

BRASIL JOGOU NO MANGEIRÃO EM 2023

A Seleção Brasileira jogou no ano passado no Mangueirão. O jogo pelas Eliminatórias da Copa do Mundo foi um sucesso dentro e fora do campo. Diante do estádio lotado, o Brasil venceu a Bolivia por 5 a 1, na estreia do time no torneio classificatório para o Mundial.

A realização do Mundial no Brasil faz parte da estratégia do presidente da CBF para massificar o futebol feminino no país. O desenvolvimento de toda a cadeia produtiva do esporte feminino (atletas, treinadoras, médicas, árbitras) é um dos pilares da gestão de Ednaldo Rodrigues, que começou em março de 2022.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.