Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Com golaço de bicicleta de Rony, Palmeiras empata com o Fluminense no Maracanã e segue líder do Brasileirão

O Verdão foi a 50 pontos na tabela, contra 42 do Tricolor Carioca


Por Redação Educadora Publicado 27/08/2022
Palmeiras empata com o Fluminense
Foto: Cesar Greco/Palmeiras

O líder Palmeiras visitou o vice-líder Fluminense na noite deste sábado (27), no Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, pela 24ª rodada do Brasileirão 2022. Com o empate por 1 a 1, após Rony abrir a contagem com golaço de bicicleta no primeiro tempo e o time da casa deixar tudo igual na etapa final com o zagueiro Manoel, o Verdão foi a 50 pontos na tabela, contra 42 do Tricolor Carioca.

O Flamengo, terceiro colocado, com 40, ainda joga pela rodada, bem como o Corinthians, quarto colocado, com 39 (o Rubro-Negro, no domingo, às 18h, encara o Botafogo como visitante, no Engenhão, enquanto o Alvinegro Paulista, na segunda, 29, às 21h30, recebe o Red Bull Bragantino).

Curiosamente, esta foi a terceira vez seguida em que o Palmeiras de Abel Ferreira enfrenta o time que pode ser considerado o seu ‘perseguidor direto’ no Brasileirão 2022 – ou seja, o vice-líder da competição: Foi assim na 22ª rodada, quando enfrentou o Corinthians; na ocasião, o Verdão era líder com seis pontos de vantagem em relação ao Alvinegro (45 contra 39 do rival – e venceu por 1 a 0 em Itaquera); depois, pela 23ª rodada, o novo vice-líder era o Flamengo, nove pontos atrás do Verdão (48 contra 39) – com o empate em 1 a 1 no Allianz, o Verdão foi a 49, e o Fluminense, que venceu, foi a 42, ultrapassando os 40 que o Flamengo havia alcançado, se tornando o novo vice-líder, com oito a menos que o Verdão nesta 24ª rodada.

Além desta trinca, houve ainda um confronto pelo primeiro turno entre o Verdão na condição de líder e o então vice, que na ocasião era o Atlético-MG, pela 9ª rodada. Em São Paulo, as equipes empataram sem gols, no dia 05 de junho. O gol de Rony, além de ter sido um verdadeiro gol de placa, após assistência de Dudu, também foi histórico no retrospecto numérico entre Palmeiras e Fluminense: foi o gol de número 200 do Verdão contra o Tricolor das Laranjeiras em toda a história dos duelos entre os dois times.

Com retrospecto favorável no cômputo geral das partidas, desde 1926, quando se enfrentaram pela primeira vez (62 vitórias do Palmeiras, contra 36 triunfos do Fluminense e outros 19 empates em um total de 117 confrontos), o Verdão também leva ampla vantagem desde que a Crefisa passou a patrocinar o Palmeiras, em 2015: desde então, foram 18 encontros, com 11 vitórias do Palmeiras, três empates e quatro derrotas sofridas para o Tricolor Carioca.

Curiosamente, em seu duelo anterior, no último final de semana, pela 23ª rodada, o Verdão marcou seu 200º gol contra outro tradicional rival carioca: o Flamengo. Isso porque, coincidentemente, antes do empate por 1 a 1, o Alviverde também somava 199 tentos historicamente diante do Rubro-Negro, assim como no cenário atual ante o Tricolor Carioca.

De quebra, o Palmeiras emplacou o seu sexto jogo seguido com invencibilidade frente um adversário carioca. Desde a final da Libertadores de 2021, que venceu por 2 a 1 do Flamengo em campo neutro e sagrou-se campeão, o Palmeiras não sabe o que é perder para cariocas. Depois daquele duelo, enfrentou times do estado vizinho outras cinco vezes já com o de hoje, todas pelo Brasileirão 2022: o Flamengo (empate sem gols no Maracanã), o Fluminense (empate por 1 a 1 no Allianz Parque); Botafogo (vitória por 4 a 0 no Allianz Parque); novamente o Flamengo (empate por 1 a 1 no Allianz Parque); e agora outro empate com o Fluminense por 1 a 1 (agora no Maracanã). No total, portanto, são duas vitórias e quatro empates nos últimos seis jogos contra equipes do Rio de Janeiro (com nove gols marcados contra quatro que sofreu).

Não foi só Rony que viveu noite mágica individualmente. Ao ter entrado em campo,o lateral  Mayke chegou a 185 jogos com a camisa do palmeiras e, com isso, passou a figurar na lista dos 100 atletas que mais atuaram pelo verdão em todos os tempos, na 97ª colocação, ao lado de outros quatro atletas com 185 jogos pelo clube: Primo, Jorge dos santos, Roberto Carlos e Ronaldo.

Do atual elenco, o lateral-direito será o 9º jogador a fazer parte deste seleto grupoOs oito jogadores do atual elenco que já figuram nessa lista são: Dudu (18º, com 385 jogos); Weverton (47º, com 253 jogos); Marcos Rocha (69º, com 221 jogos); Gustavo Scarpa (71º, com 219 jogos); Raphael Veiga (74º, com 209 jogos); Gustavo Gómez (78º, com 204 jogos); Zé Rafael (81º, com 201 jogos); e Luan (85º, com 196 jogos).

Texto: palmeiras.com.br

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.