Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

No Campeonato Brasileiro, Palmeiras tenta controlar desânimo

O próximo compromisso do time alviverde é neste sábado (10), contra o lanterna Juventude, no Allianz Parque, em São Paulo


Por Folhapress Publicado 10/09/2022
No Campeonato Brasileiro, Palmeiras tenta controlar desânimo
O técnico Abel Ferreira, do Palmeiras. (Foto: Rubens Cavallari/Folhapress)

“É um golpe e vai testar nossa resiliência pela forma que foi”. A frase do técnico Abel Ferreira minutos depois de o Palmeiras ser eliminado pelo Athletico-PR nas semifinais da Libertadores, na terça-feira (6), resume o estado de espírito que desafia a equipe na sequência da temporada.


O próximo compromisso do time alviverde é neste sábado (10), contra o lanterna Juventude, no Allianz Parque, em São Paulo, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.


Além da natural decepção da desclassificação por jogar no Allianz Parque diante de mais de 40 mil pessoas e ter aberto 2 a 0 no placar, o Palmeiras também deixou o sonho do tetracampeonato continental revoltado com a arbitragem. Abel chegou a falar em “erros graves” e “sentimento de revolta”, especialmente por um lance no primeiro tempo em que esperava a expulsão de Alex Santana por uma cotovelada em Rony. Esta é a “forma que foi” mencionada pelo treinador.


Eliminado da Libertadores nas semifinais e recentemente também das oitavas de final da Copa do Brasil pelo São Paulo, o Palmeiras tem somente o Campeonato Brasileiro pela frente. Ao menos o cenário é positivo: o time soma 51 pontos na tabela de classificação, sete à frente do vice-líder Flamengo. Restam 13 rodadas pela frente e o desafio, como disse Abel, é “seguir o caminho” enquanto administra os sentimentos de desânimo e indignação.


A próxima rodada, contra o Juventude, é chance valiosa para recuperar a confiança.


“O Campeonato Brasileiro está aí e a gente vai lutar por ele. Tenho certeza que a partir de sábado o torcedor estará aqui nos apoiando de novo porque ele conhece o caráter dessa equipe, sabe que é uma equipe que se entrega em campo e faz sempre o melhor”, disse o goleiro Weverton, um dos líderes do elenco, após a eliminação da Libertadores.


O discurso de que o torcedor manterá apoio ao time mesmo com esta eliminação foi justificado pelo comportamento das arquibancadas depois do apito final. A maioria da torcida aplaudiu os jogadores e seguiu com os cantos tradicionais como forma de incentivo na busca pelo 11º título nacional. Faltam apenas 13 jogos para o voto de confiança ser justificado.


ESCALAÇÕES


O time alviverde se reapresentou reapresentou para a partida de sábado nesta quinta-feira (8), dois dias depois da derrota na Libertadores. Os atletas que atuaram por mais de 45 minutos diante do time paranaense fizeram trabalho regenerativo na parte interna do CT, enquanto o restante do grupo foi ao gramado e realizou um treino técnico em campo reduzido -como ocorre com frequência, Endrick e outros jovens do sub-20, como Garcia, Fabinho e Jhon Jhon, completaram a atividade ao lado dos profissionais.


Raphael Veiga, em recuperação de entorse no tornozelo direito, segue em avaliação do departamento médico e é dúvida para enfrentar o Juventude – Bruno Tabata larga como favorito para substituí-lo, caso o titular não tenha condições. O único desfalque certo de Abel é o volante Jailson, que continua em tratamento após passar por cirurgia no joelho.


Uma possível escalação inicial do time alviverde tem: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael e Bruno Tabata; Gustavo Scarpa, Rony e Dudu.


O Juventude, por sua vez, tem como desfalques confirmados Elton, Bruno Nazário e Felipe Pires, que receberam o terceiro cartão amarelo e cumprem suspensão. Conforme noticiado pelo portal GZH, o lateral-direito Paulo Henrique apresentou um forte quadro gripal, e também deve desfalcar o elenco. Por outro lado, o goleiro Pegorari, que passou a semana afastado por conta de um quadro gripal, voltou aos treinos do time e deve estar entre os 11 iniciais.


Assim, possível escalação do técnico Umberto Louzer tem: Pegorari; Rodrigo Soares, Vitor Mendes, Renato Chaves, Rafael Forster e Capixaba; Jean Irmer, Jadson e Chico; Oscar Ruiz e Isidro Pitta.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.