Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Diretora da FPF destaca simbolismo do Festival Feminino Sub-14

14 clubes participarão da 7ª edição do festival no final de semana no estádio Bruno José Daniel, em em Santo André


Por Redação Educadora Publicado 03/06/2025
Diretora da FPF destaca simbolismo do Festival Feminino Sub-14
14 clubes participarão da 7ª edição do festival no final de semana no estádio Bruno José Daniel, em em Santo André – Foto: Crédito: Pedro Zacchi/Agência Paulistão

Santo André será o palco da 7ª edição do Festival Feminino Sub-14 Petrobras de 2025 no próximo fim de semana. Com 14 participantes, o evento será realizado no sábado (7) e domingo (8) e todos os confrontos serão transmitidos no canal Paulistão no YouTube.

A Federação Paulista de Futebol realiza a 7ª edição do Festival Feminino Sub-14 Petrobras com o objetivo de fomentar o futebol feminino no Brasil. Assim como aconteceu no Sub-12, todas as atletas participantes e as comissões técnicas serão premiadas com medalhas de participação no torneio.

A atual edição da categoria contará com a participação de 14 equipes, o maior número de participantes em uma única edição assim como aconteceu em 2018 e 2019. “O festival já tem um simbolismo dentro da FPF. Tem esse papel de oferecer uma vivência de experiência para as meninas e para os profissionais que estão no dia a dia com elas de como é um modelo de um jogo em si. O festival tem esse caráter bem introdutório, lúdico, em que o objetivo realmente é participar e estar exposto a um maior número de jogos e não necessariamente qual será a sua pontuação”, explicou Kin Saito, Diretora de Futebol Feminino da FPF.

Formação e ambiente saudável

Kin Saito também reforçou a importância em fomentar a modalidade e promover o desenvolvimento social. “A razão de existir do festival é justamente esse interesse genuíno de cada menina para encontrar um espaço somente entre as meninas para praticarem o futebol. Os pais também têm esse papel importante junto com a FPF e com os clubes. É importante que eles também tenham contato com os jogos na arquibancada, com uma linguagem mais lúdica e educativa. Então acho que esse simbolismo é importante para termos um fim de semana realmente dedicado a ter 14 equipes jogando bola, se divertindo e com alunos da EAFI (Escola de Árbitros Flávio Iazzetti) também se formando como árbitros sempre com o protocolo de jogo padrão de uma partida da FPF”, finalizou.

Analista de futebol feminino da FPF, Victoria Pissolato destacou a importância da realização de festivais para o fomento da modalidade. “Assim como o Sub-12, a gente consegue oportunizar para as meninas jogarem e para que os clubes iniciem atividades de futebol feminino. Além da parte técnica, as meninas não pulam etapas então conseguem entender como funciona um protocolo de uma partida oficial, com um ambiente mais leve em comparação a uma competição de fato, porém com uma competitividade dentro de campo”, sintetizou antes de completar.

“Além do ganho técnico, o festival oferece um ganho social para a formação da menina. Chamamos a atleta de educando uma vez que ela ainda está sendo formada. Não ter uma final faz com que crie um ambiente seguro para que ela possa passar muito mais tempo tentando entender o jogo do que preocupada em ganhar ou perder. Dentro desse cenário, queremos criar um processo de aprendizado, de ganho social, amizade e respeito, então acaba sendo ofertadas atividades não somente dentro de campo para que a atleta tenha uma primeira imagem do futebol muito mais alegre”, completou Victoria Pissolato.

Histórico

Responsável por fomentar a modalidade no país, a Federação Paulista de Futebol organiza o Festival Feminino Sub-14 pela quarta temporada consecutiva. No total são sete edições uma vez que 2020 e 2021 o evento não aconteceu por conta da pandemia da COVID-19.

No primeiro ano, em 2017, o Tiger Academia ficou com o título. Na temporada seguinte, o Centro Olímpico ficou com a taça. A Ferroviária foi a campeã nas duas edições seguintes, 2019 e 2022.

Em 2023, o Corinthians ficou o seu primeiro título do torneio. Na última edição, em 2024, não houve decisão por conta do formato pré-estabelecido.

Agora, os 14 participantes entrarão em campo no estádio Bruno José Daniel, em Santo André, com jogos no sábado (7) e no domingo (8), a partir das 8h30, com transmissão do canal Paulistão no YouTube.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.