Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Doria recua e decide vetar a Copa América em SP

O evento deveria acontecer na Colômbia e na Argentina, mas os países desistiram do torneio devido à crises sociais e a pandemia da covid-19


Por Folhapress Publicado 01/06/2021
Foto: Divulgação Governo do Estado de São Paulo

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), voltou atrás e decidiu vetar a realização de jogos da Copa América no estado. Ele tinha admitido a possibilidade de o torneio acontecer no estado, desde que os protocolos do Plano São Paulo, de combate à covid-19, fossem seguidos. Depois de conversar com médicos e cientistas do centro de contingência que o auxilia no assunto, no entanto, Doria decidiu pelo veto.

Os cientistas apontaram que a realização do evento representaria uma má sinalização de arrefecimento no controle da transmissão do novo coronavírus, que deveria seguir sendo a prioridade absoluta do governo de SP. Ele já comunicou a decisão ao secretário-geral da Confederação Brasileira de Futebol, Walter Feldman, pedindo que ele busque alternativas para a realização da Copa América fora do Estado de São Paulo.

Já o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) confirmou na tarde desta terça-feira (1º) que o Brasil sediará a Copa América 2021. No evento de assinatura do contrato de transferência de tecnologia da vacina para covid-19 entre a AstraZeneca e o governo federal, Bolsonaro anunciou que já recebeu anuência de quatro estados para receber os jogos: Distrito Federal, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Goiás. Um quinto estado teria confirmado depois, e Bolsonaro não revelou qual.

Bolsonaro disse ter sido procurado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) na segunda-feira (31) e, como o país está sediando outros campeonatos “sem problema nenhum”, ouviu ministros e não se opôs a receber a competição. “Seguindo os mesmos protocolos, o Brasil sediará a Copa América”, disse Bolsonaro.

O torneio seria realizado na Colômbia, mas foi retirado de lá pela crise social que o país atravessa. A Argentina, por sua vez, também se recusou a abrigar o evento, por enfrentar também uma crise sanitária causada pela covid-19.​

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.