Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Fora da Olimpíada por doping, Tandara diz que ‘trabalha em sua defesa’

Caso de doping surpreendeu ao ser divulgado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) ainda na noite de quinta-feira (5)


Por Estadão Conteúdo Publicado 06/08/2021
Foto: Divulgação/FIVB

Cortada da Olimpíada a poucas horas da semifinal do vôlei feminino, a oposta Tandara se manifestou de forma rápida em suas redes sociais na madrugada desta sexta-feira (6), pelo horário brasileiro. Em comunicado de sua assessoria de imprensa, a jogadora da seleção brasileira de vôlei disse que trabalha em sua defesa, após ser flagrado em exame antidoping.

“A atleta Tandara Caixeta está trabalhando em sua defesa e só se manifestará após a conclusão do caso. Agradecemos o carinho de todos vocês!”, informou a atleta, em seu perfil no Instagram. A jogadora vai voltar ao Brasil ainda nesta sexta-feira, em horário não divulgado.

O caso de doping surpreendeu ao ser divulgado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) ainda na noite de quinta. Sem entrar em detalhes, o comunicado disse que a entidade foi notificada pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) sobre a “suspensão provisória por potencial violação de regra antidopagem pela atleta Tandara Caixeta”.

O COB não revelou nem mesmo a substância proibida que teria sido detectada no exame realizado pela brasileira. Segundo a entidade, o teste foi realizado antes da Olimpíada, no dia 7 de julho. Os Jogos começaram no dia 23 do mesmo mês.

Quando fez o exame, Tandara não disputava nenhuma competição. Ela apenas participava dos treinos de preparação da seleção para a Olimpíada, no Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), em Saquarema. O COB também não informou se já foi analisada a amostra B, geralmente utilizada como contraprova em casos positivos de doping.

Em nota, a CBV lamentou o teste positivo. “A CBV lamenta que a atleta, campeã olímpica e uma das principais referências da equipe brasileira, atravesse este momento, e aguarda os resultados dos trâmites processuais, cujo conteúdo é de caráter particular da atleta e confidencial.”

A punição, ainda provisória, não acarretará nenhuma sanção à seleção na Olimpíada. As equipes só são punidas nos esportes coletivos quando ao menos três atletas são pegos no antidoping. Além disso, o teste foi feito antes do início dos Jogos Olímpicos.

Sem Tandara, o técnico José Roberto Guimarães vai ter trabalho para escalar a seleção para o duro duelo contra a Coreia do Sul, pela semifinal. A partida está marcada para as 9 horas da manhã desta sexta-feira, pelo horário brasileiro.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.