Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Independente de Limeira, o Galo da Vila Esteves, completa 78 anos sonhando com o acesso

Na busca pela vaga da Série A3, Independente inicia o ano com contratação do técnico Parraga para o comando do time


Por Redação Educadora Publicado 19/01/2022
Independente de Limeira, o Galo da Vila Esteves, completa 78 anos em busca de mais um acesso
Foto: Roberto Gardinalli

O Independente de Limeira completa, nesta quarta-feira (19), 78 anos sonhando com o acesso à Série A3 do Paulistão. A semana do aniversário do Galo da Vila Esteves foi marcada pelo retorno de uma figura importante na história do clube, o treinador Parraga, que comandou o time na campanha do acesso para a Série A3 em 2011, após o time conquistar, pela segunda vez, a Segundona do Campeonato Paulista.

Na última campanha, em 2021, o Independente deixou a Segundona – divisão que disputa desde 2013 – após empatar contra o Suzano por 1 a 1, na casa do adversário, na fase eliminatória do campeonato.

TÍTULOS

Fundado em 1944 como uma equipe de futebol amador, categoria na qual se tornou uma potência, o Galo dominou a cena do futebol amador de Limeira durante anos. Os títulos incluem os troféus do torneio amador nos anos de 1958, 1962, 1965, 1967, 1969 e 1971, além do extinto Torneio da Cidade de Limeira, do qual se consagrou tricampeão após vencer as edições de 1963, 1964 e 1965.

Em 1972, o Independente se profissionalizou e começou a disputar competições oficiais da Federação Paulista de Futebol. Neste ano, jogou o Campeonato da Segunda Divisão (atual Série A3), competição que venceu em 1973 e garantiu vaga para a Divisão Intermediária do Campeonato Paulista de 1974, a atual Série A2. Apesar do primeiro acesso, não pode jogar o campeonato, já que o estádio Comendador Agostinho Prada à época não atendia às exigências da Federação. A torcida, então, fez uma campanha para arrecadar dinheiro e realizar uma reforma no Pradão para aumentar a capacidade de público. Atualmente, o estádio comporta 11.500 pessoas.

O principal título conquistado pelo Galo foi a Copa Energil C em 2007, primeira edição do troféu, que não existe mais. O torneio era disputado por times participantes das séries A1, A2 e A3 do Paulistão que não disputavam nenhuma divisão do Campeonato Brasileiro. O Independente jogou a final contra o Flamengo de Guarulhos e venceu por 4 a 1 no placar agregado.

RIVALIDADE

O Galo é protagonista de uma rivalidade histórica com a Inter de Limeira, time que, atualmente, disputa a Série A1 do Paulistão. Os confrontos entre os times, que levam camisas das mesmas cores, marcaram momentos importantes para o esporte limeirense.

A temporada de 2014 foi marcada por embates históricos entre os dois times, quando o Independente deixou o Leão para trás e tomou o título de time mais forte da cidade com um acesso à Série A2 do Paulistão. Pela primeira vez, o Galo jogou uma divisão acima do Leão no estadual. O embate final entre os dois times pela vaga na A2 terminou em 3 a 1 para o Independente. Na Série A3, o Galo foi à final, mas terminou o torneio com o ovice-campeonato após final contra o Novorizontino.

Além da Inter de Limeira, o Independente possui rivalidades que surgiram em confrontos decisivos das divisões de acesso do Campeonato Paulista. Os principais adversários são o XV de Piracicaba, União Barbarense, Lemense e Capivariano.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.