Limeirão completa 45 anos com Inter na Série A1 do Paulistão e sonhando com acesso no Brasileirão
Partida inaugural da casa da Inter de Limeira foi contra o Corinthians, em 1977
O Estádio Major José Levy Sobrinho, popularmente conhecido como Limeirão, completou nesta segunda-feira (31), 45 anos de inauguração. A casa da Internacional de Limeira, um dos estádios mais conhecidos do Estado, foi palco de partidas históricas para o Leão da Paulista e já foi considerado o maior estádio do interior paulista.
- Ônibus de torcida da Inter de Limeira é atacado por torcedores da Ponte Preta durante jogo em Campinas
- Inter de Limeira vira o jogo, mas cede empate a Ponte Preta em Campinas pelo Paulistão 2022
- Mesmo com um a mais, Inter de Limeira só fica no empate com Santos no Limeirão
Palco de momentos históricos da Inter, como as campanhas dos títulos do Campeonato Paulista de 1986, Série B do Brasileirão de 1988, e mais recentemente dos títulos da Série A2 do Paulistão em 1996 e 2004, além do acesso em 2019, a casa do Leão voltou a ser, desde 2020, sede de jogos na Série A1 do Paulistão e parte do roteiro dos times que disputam a Série D do Campeonato Brasileiro.
CONSTRUÇÃO
A história do Limeirão começa em 1966, após a Inter ganhar o direito de disputar competições oficiais da Federação Paulista de Futebol (FPF). À época, o time ainda jogava no antigo campo da Vila Levy e precisava de um estádio adequado aos padrões da FPF. O então presidente do clube, Benedicto Iaquinta, começou uma luta contra o tempo para adequar as instalações do time para que o Leão pudesse jogar profissionalmente.
Para ganhar tempo, Iaquinta pediu uma licença à Federação até que o time tivesse uma casa apropriada. Então, a Inter passou a disputar torneios amadores, até que em 1967, a campanha para a construção do novo campo da Inter começou, mas a pedra fundamental do Limeirão só foi lançada em 1974, no terreno doado pelo Major José Levy Sobrinho, limeirense que foi eternizado no nome do estádio.
A partida que inaugurou a nova casa do time aconteceu três anos mais tarde, em 1977, contra o Corinthians. Além de marcar a abertura oficial do estádio, o jogo também registrou o maior público da história do Limeirão: 44 mil pessoas. A partida terminou em 3 a 2 para os corintianos. O primeiro gol da história do novo estádio da Inter foi marcado pelo jogador leonino Tião Marino.
Na época da inauguração, o Limeirão era o segundo maior campo de futebol de São Paulo, perdendo apenas para o Morumbi, do São Paulo Futebol Clube. Com o passar dos anos e a inauguração de novos estádios, como o Prudentão, em Presidente Prudente, o Brinco de Ouro da Princesa, do Guarani de Campinas, e a Fonte Luminosa, casa da Ferroviária de Araraquara, por exemplo, o Limeirão perdeu o posto de maior do interior. Atualmente, com o novo Estatuto do Torcedor e com as normas atuais de segurança, o Limeirão pode receber até 18 mil torcedores.
GOLEADORES
A Inter de Limeira disputou, no total, 834 jogos oficiais no Limeirão, e marcou 1.112 vezes em casa. Os dez maiores goleadores da história do estádio são Paulinho com 47 gols, Tato, com 25, João Batista e Kita, com 22 gols cada um, Fernando Russi, que marcou 21 vezes, Adilson, com 18 gols, Tião Marino, autor do primeiro gol da Inter em casa, com 17 gols anotados, e Tom e Elói, com 16 cada.
PARTIDAS HISTÓRICAS
31/1/1977 – Inter de Limeira 2 x 3 Corinthians, inauguração do Limeirão;
2/3/1986 – Inter de Limeira 1 x 1 Ponte Preta, estreia do Leão no Campeonato Paulista de 1986;
11/2/1989 – Inter de Limeira 2 x 1 Náutico, final da Série B do Campeonato Brasileiro de 1988;
28/1/1996 – Inter de Limeira 4 x 0 Portuguesa Santista, conquista do título da Série A2;
19/1/2005 – Inter de Limeira 3 x 5 Palmeiras, volta do time à Série A1 do Paulistão;
13/5/2017 – Inter de Limeira 2 x 1 Monte Azul, acesso da Inter à Série A2;
22/1/2020 – Inter de Limeira 0 x 4 Guarani, retorno da Inter à Série A1 e estreia da carreira de Elano Blumer como técnico;
6/0/2021 – Inter de Limeira 0 x 3 Madureira, estreia da Inter na Série D do Brasileirão.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.