Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Palmeiras desafia desconfiança no mata-mata do Paulista

Trajetória no mata-mata neste ano terá início às 21h30 desta quarta-feira (29), em confronto com o Santo André, no Allianz Parque


Por Folhapress Publicado 29/07/2020
Foto: Cesar Greco/Agência Palmeiras

Apesar das duas exibições abaixo da média que fez no retorno do Campeonato Paulista, o Palmeiras terminou a primeira fase da competição com a melhor campanha entre os grandes, marca que repete consecutivamente desde 2017.

O desafio da equipe de Luxemburgo a partir de agora é ter um desfecho diferente dessas campanhas. A trajetória no mata-mata neste ano terá início às 21h30 desta quarta-feira (29), em confronto com o Santo André, no Allianz Parque, pelas quartas de final da competição.

Há três anos, o Palmeiras fechou a fase de classificação com 25 pontos, na liderança geral. Então treinado por Eduardo Baptista, o time carimbou o passaporte à semi com duas boas vitórias sobre o Novorizontino. Contra a Ponte Preta, porém, uma derrota por 3 a 0 no Moisés Lucarelli decretou a eliminação alviverde, apesar da vitória conquistada no jogo da volta, em São Paulo, por 1 a 0.

Em 2018, sob o comando de Roger Machado, o Palmeiras voltou a terminar a primeira fase na liderança, desta vez com 26 pontos. Novorizontino (novamente) e Santos ficaram pelo caminho, mas o título acabou escapando nos pênaltis diante do Corinthians, no Allianz Parque, uma partida que até hoje desperta discussões entre os rivais.

No ano passado, o então Red Bull Brasil liderou a primeira fase com incríveis 27 pontos, acompanhado de perto pelo clube alviverde, que somou 25. Com outra classificação sobre o Novorizontino, o Palmeiras acabou fora da competição novamente em uma cobrança de pênaltis, desta vez contra o São Paulo, após dois empates sem gols.

As coincidências, entretanto, param por aí. Diferentemente das últimas temporadas, o Palmeiras não chega à fase final com um favoritismo tão grande, mesmo tendo uma equipe incontestavelmente competitiva. O próprio treinador reconheceu no último domingo (26) que seu time está longe do ideal.

O entrosamento pré-pandemia foi perdido, assim como Dudu, sua principal estrela. Porém, apesar da desconfiança dos torcedores com as exibições modestas do Palmeiras nessa temporada, Vanderlei Luxemburgo afirma ver seu time no caminho certo.

É verdade que esse cenário de “carta branca” pode ajudar Luxa a efetuar mudanças mais profundas sem tanto receio de mudar a identidade que a equipe construiu nas últimas temporadas e que resultou em uma série de títulos. Foi o que ele demonstrou no segundo tempo da vitória sobre o Água Santa no último domingo (26).

Após 60 minutos de muita posse de bola e pouca eficiência, o Palmeiras foi outro após as entradas de Ramires e Luiz Adriano, que possibilitaram a abertura dos volantes pelas laterais do campo. A estratégia de tudo ou nada funcionou bem, ainda que por pouco mais de meia hora.

Além desse viés positivo, o atual cenário também desperta muitas pressões no treinador, entre as quais está a necessidade de extrair um bom rendimento do atacante Rony, maior investimento alviverde nesta temporada.

Luxemburgo admitiu que a situação do atleta é complicada, nos termos dele, já que Rony chamou a atenção do Palmeiras jogando em um clube com características de jogo que o favoreciam, o que, segundo o técnico, difere do atual cenário palmeirense.

“O Athletico tinha um estilo de jogo reativo e ele é um jogador de velocidade, que precisa de 30, 40 metros, de uma defesa desarrumada; aí ele muda de direção, desequilibra. O Palmeiras é proativo; como pressionamos os adversários no campo deles, ele não tem 30 metros pra jogar, tem 10”, disse.

PALMEIRAS
Weverton; Marcos Rocha, Felipe Melo, Victor Hugo (Gómez) e Diogo Barbosa; Bruno Henrique, Patrick de Paula e Zé Rafael (Lucas Lima); Rony, Luiz Adriano e Wilian. T.: Vanderlei Luxemburgo.

SANTO ANDRÉ
Ivan; Ricardo Luz, Rodrigo, Willian Goiano e Julinho; Nando Carandina, Vitinho Shimith, Rodrigo Yuri e Vitinho; Ramon e Guilherme Garré. T.: Paulo Roberto Santos.

Estádio: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Horário: 21h30 desta quarta-feira (29)
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira
Transmissão: Globo, SporTV e Premiere

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.