2 de novembro na História
Hoje é dia da Comemoração dos Fiéis Defuntos; em 1914, na Primeira Guerra Mundial, o Império Russo declara guerra ao Império Otomano; em 1956, Israel ocupa a Faixa de Gaza; em 1988, lançado, a partir do MIT, o Morris worm, o primeiro worm de computador distribuído na Internet a obter atenção significativa da mídia;
Em 1914, na Primeira Guerra Mundial, o Império Russo declara guerra ao Império Otomano;
Em 1956, Israel ocupa a Faixa de Gaza;
Em 1988, lançado, a partir do MIT, o Morris worm, o primeiro worm de computador distribuído na Internet a obter atenção significativa da mídia.
Comemoração dos Fiéis Defuntos
Neste dia ressoa em toda a Igreja o conselho de São Paulo para as primeiras comunidades cristãs: “Não queremos, irmãos, deixar-vos na ignorância a respeito dos mortos, para que não vos entristeçais como os outros que não tem esperança” ( 1 Tes 4, 13).
Sendo assim, hoje não é dia de tristezas e lamúrias, e sim de transformar nossas saudades, e até as lágrimas, em forças de intercessão pelos fiéis que, se estiverem no Purgatório, contam com nossas orações.
O convite à oração feito por nossa Mãe Igreja fundamenta-se na realidade da “comunhão dos santos”, onde pela solidariedade espiritual dos que estão inseridos no Corpo Místico, pelo Sacramento do Batismo, são oferecidas preces, sacrifícios e Missas pelas almas do Purgatório. No Oriente, a Igreja Bizantina fixou um sábado especial para orações pelos defuntos, enquanto no Ocidente as orações pelos defuntos eram quase geral nos mosteiros do século VII; sendo que a partir do Abade de Cluny, Santo Odilon, aos poucos o costume se espalhou para o Cristianismo, até ser tornado oficial e universal para a Igreja, através do Papa Bento XV em 1915, pois visava os mortos da guerra, doentes e pobres.
A Palavra do Senhor confirma esta Tradição pois “santo e piedoso o seu pensamento; e foi essa a razão por que mandou que se celebrasse pelos mortos um sacrifício expiatório, para que fossem absolvidos de seu pecado” (2 Mc 2, 45). Assim é salutar lembrarmos neste dia, que “a Igreja denomina Purgatório esta purificação final dos eleitos, que é completamente distinta do castigo dos condenados” (Catecismo da Igreja Católica).
Portanto, a alma que morreu na graça e na amizade de Deus, porém necessitando de purificação, assemelha-se a um aventureiro caminhando num deserto sob um sol escaldante, onde o calor é sufocante, com pouca água; porém enxerga para além do deserto, a montanha onde se encontra o tesouro, a montanha onde sopram brisas frescas e onde poderá descansar eternamente; ou seja, “o Céu não tem portas” (Santa Catarina de Gênova), mas sim uma providencial ‘antessala’.
“Ó meu Jesus perdoai-nos, livrai-nos do fogo do Inferno. Levai as almas todas para o Céu e socorrei principalmente as que mais precisarem! Amém!”
- 1795 — Criado o Diretório Francês, um governo revolucionário de cinco homens.
- 1868 — Fuso horário: a Nova Zelândia adota oficialmente um horário padrão para ser observado nacionalmente.
- 1899 — Os bôeres começam seu cerco de 118 dias a Ladysmith, de propriedade britânica, durante a Segunda Guerra dos Bôeres.
- 1914 — Primeira Guerra Mundial: o Império Russo declara guerra ao Império Otomano e o estreito de Dardanelos é posteriormente fechado.
- 1917 — A Declaração Balfour proclama o apoio britânico ao “estabelecimento na Palestina de um lar nacional para o povo judeu” com o claro entendimento de que “nada poderá ser feito que possa prejudicar os direitos civis e religiosos das comunidades não judaicas existentes”.
- 1945 — Costa Rica e Libéria são admitidas como Estados-Membros da ONU.
- 1956
- Revolução Húngara: Imre Nagy pede ajuda da ONU para a Hungria. Nikita Khrushchov se reúne com líderes de outros países comunistas para buscar seus conselhos sobre a situação na Hungria, escolhendo János Kádár como o próximo líder do país a conselho de Josip Broz Tito.
- Crise de Suez: Israel ocupa a Faixa de Gaza.
- 1964 — O rei Saud da Arábia Saudita é deposto por um golpe de família e substituído por seu meio-irmão Faisal.
- 1988 — Lançado, a partir do MIT, o Morris worm, o primeiro worm de computador distribuído na Internet a obter atenção significativa da mídia.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.