Aos 61, desempregada faz Enem pela primeira vez para cursar Medicina
É a primeira vez que ela faz o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em busca de cursar Medicina.
Atualmente desempregada, Hildete Souza precisou abandonar os estudos aos 10 anos. Agora com 61, decidiu retomar o sonho, adiado por cinco décadas, de se sentar no banco de uma universidade. É a primeira vez que ela faz o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em busca de cursar Medicina.
— Precisei parar de estudar em 1970, 1971. Não tive oportunidade de estudar, trabalho desde cedo. Agora, que eu criei meus filhos e minha parte está feita, vou cuidar de mim — conta.
Hildete retomou os estudos em 2016. Como não tinha histórico escolar, precisou “começar do ABC”, como ela mesma relata. Pelas provas do Encceja, conseguiu concluir os ensinos fundamental e médio. Para estudar para o Enem, teve dificuldades diretamente proporcionais à sua força de vontade. Um caminho que teria sido menos penoso se as oportunidades fossem igualitárias.
— Tive força de vontade, me esforcei bastante. Tive que abrir mão de muita coisa. Viagens, passeios, estudei bastante. Meu suporte foi muito pouco. Estudei por livros antigos e aulas na internet — relata.
*com informações do jornal Extra
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.