Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Bolsonaro devolve 3º kit de joias recebido da Arábia Saudita

Além desse estojo de presentes, outros dois foram enviados por sauditas em outubro de 2021


Por Folhapress Publicado 04/04/2023
Bolsonaro embarcou nos EUA no fim da noite desta quarta (29) e chegou a Brasília na manhã desta quinta (30). Ele havia deixado o Brasil antes do final do seu mandato para não entregar a faixa ao seu sucessor, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Jair Bolsonaro acena para apoiadores pela janela do Brasil 21, sedo do PL (Partido Liberal), em Brasília, nesta quinta-feira. O ex-presidente retorna ao país após viagem aos Estados Unidos que durou 89 dias. (Foto: Gabriela Biló/Folhapress)

Bolsonaro devolve 3º kit de joias.

A defesa de Jair Bolsonaro (PL) entregou nesta terça-feira (4) em uma agência da Caixa Econômica Federal em Brasília o terceiro kit de joias recebido da Arábia Saudita.

A providência atende a uma determinação do TCU (Tribunal de Contas da União).

Composto por um relógio da marca Rolex, abotoaduras, um anel em ouro branco, uma caneta da marca Chopard e um tipo de rosário, esse estojo é similar ao que foi entregue pelos advogados do ex-mandatário no dia 24 de março.

Bolsonaro recebeu o estojo quando visitou a Arábia Saudita em outubro de 2019. O pacote passou a compor seu acervo privado no mês seguinte, como mostrou a Folha de S.Paulo.

Ex-secretário de Comunicação da gestão passada, Fabio Wajngarten afirmou, em uma rede social, que a “entrega reitera o compromisso da defesa do presidente Bolsonaro de devolver todos os presentes que o TCU solicitar, cumprindo a orientação do ex-mandatário do país, que sempre respeitou a legislação em vigor sobre o assunto”.

Além desse estojo de presentes, outros dois foram enviados por sauditas em outubro de 2021 por intermédio de uma comitiva do Ministério de Minas e Energia chefiada pelo então titular da pasta, Bento Albuquerque, que esteve naquele país.

Um conjunto de joias, supostamente destinado à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, segue apreendido no aeroporto internacional de Guarulhos (SP). Os artigos de luxo estavam com um dos assessores de Bento Albuquerque, que tentou ingressar no país sem declará-los à Receita Federal.

O outro kit não foi interceptado pela Receita.

Estava na bagagem do ex-ministro, no entanto, como ele admitiu em depoimento à Polícia Federal, e ficou sob a guarda do ministério por um ano até ser entregue, em novembro de 2022, à Presidência, para compor o acervo de Bolsonaro.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.