Cidade de SP registra 1ª morte de paciente com covid na fila de espera por leito de UTI
Até esta quarta-feira (17), 395 pessoas aguardavam por um leito de UTI na cidade de São Paulo
Uma pessoa com covid-19 morreu na fila de espera por um leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) na cidade de São Paulo. O caso foi revelado pelo prefeito Bruno Covas (PSDB) na manhã desta quinta-feira (18).
Esta é a primeira ocorrência de morte ligada à falta de estrutura das unidades de saúde na maior cidade do país, que já não estão dando conta de absorver a demanda no pior momento da pandemia de covid-19.
Até esta quarta-feira (17), 395 pessoas aguardavam por um leito de UTI na cidade de São Paulo. “É um momento triste e muito difícil”, disse Covas.
Em entrevista concedida à GloboNews, o prefeito confirmou que a primeira morte por falta de atendimento aconteceu na zona leste da capital paulista.
O nome, a idade e a unidade onde a pessoa não conseguiu ser atendida não foram revelados por Covas.
Segundo o prefeito, a cidade de São Paulo atingiu taxa de ocupação de 88% dos leitos de UTI para o atendimento de pacientes com Covid-19. “A gente vê colapsando todo o sistema de saúde”, afirmou.
Para Covas, se houver continuidade do aumento de casos, “a gente vai ver ampliar esses casos de pessoas que não conseguem um leito de UTI”, disse.
O prefeito adiantou que vai anunciar, ainda nesta quinta-feira (18), medidas mais duras para restringir a circulação de pessoas pela cidade. “Não há nenhum prazer pessoal em fechar comércio, parques e restringir a circulação das pessoas. É uma necessidade”.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.