Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

CNTA realiza seminário nacional de avaliação e metas

Seminário aconteceu através de uma plataforma virtual


Por Redação Educadora Publicado 17/12/2020
Foto: Divulgação/CNTA

A CNTA (Confederação Nacional dos Trabalhadores da Alimentação) realizou, nos dias 10 e 11 de dezembro, um seminário nacional reunindo representantes de federações e sindicatos da categoria para uma avaliação dos trabalhos realizados ao longo de 2020 e para definições de ações para o novo ano que se aproxima. O seminário aconteceu através de uma plataforma virtual.

No primeiro dia, após exposição de presidente da CNTA, Artur Bueno de Camargo, sobre as realizações da entidade neste ano, houve uma explanação do técnico do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), José Silvestre Prado de Oliveira, que apresentou um estudo com dados estatísticos da conjuntura econômica das indústrias de alimentação, com um amplo quadro da situação dos trabalhadores do setor e os resultados das negociações coletivas de trabalho. O estudo, completo e rigoroso, será disponibilizado em breve para as entidades sindicais e para a imprensa em breve.

No mesmo dia, na sequência, o Secretário Regional da Uita (União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação para a América Latina), Gerardo Iglesias, explanou sobre aspectos econômicos, sociais e políticos, de forma global, e sobre como esse cenário vem impactando nos trabalhadores, em especial nas indústrias de alimentação. Ao final, os participantes puderam direcionar perguntas a José Silvestre e Gerardo Iglesias.

No segundo dia, os trabalhos foram abertos e aconteceu uma palestra do jornalista André Luis dos Santos, do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), que falou sobre as implicações das manobras políticas no âmbito nacional, dos projetos em andamento no Congresso Nacional, além do balanço dos resultados das eleições municipais e perspectivas futuras para os trabalhadores do país neste contexto.

Depois, houve a participação dos representantes de federações e sindicatos que explanaram sobre suas visões do posicionamento da CNTA ao longo de 2020 e também com propostas para 2021. Dessas propostas, várias foram coligidas em um documento de previsão para ações no ano que vem.

“De forma geral, tivemos ampla aprovação de nosso trabalho no ano que se encerra”, diz Artur Bueno de Camargo. “A parceria que estabelecemos com a Contac-Cut e com a UITA foi bem avaliada e devemos continuar nesse sentido. Vamos também iniciar um trabalho entre as entidades para uma mobilização que priorize os trabalhadores da alimentação para a imunização com a vacina contra a covid-19. Entre outras ações definidas, vamos continuar também as campanhas de valorização e sindicalização dos trabalhadores, que têm se mostrado exitosas. Também vamos acirrar a luta pela manutenção dos empregos e o pagamento dos 13º salários e das férias para os trabalhadores. Pretendemos ainda criar um espaço para discussões e ações políticas em prol dos trabalhadores a partir do ano que vem”, explica.

As propostas foram colocadas para votação e aprovadas por unanimidade.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.