Comitê do governo recomenda volta do horário de verão
A decisão final sobre o assunto ficará a cargo do presidente Lula
Em reunião realizada nesta quinta-feira (19), o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) fez uma recomendação para o retorno do horário de verão em 2024.
O governo agora deve discutir a proposta com diferentes setores para avaliar a viabilidade da medida, que poderá ser implementada em um prazo de 30 a 60 dias.
A decisão final sobre o assunto ficará a cargo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que deverá considerar tanto aspectos técnicos quanto políticos, uma vez que a mudança no horário afeta a rotina da população.
O horário de verão foi abolido em 2019, no primeiro ano do governo Jair Bolsonaro (PL), sob a justificativa de que a economia de energia era mínima e não justificava sua continuidade.
A proposta de retomar o horário de verão surgiu como uma das recomendações do plano de contingência elaborado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) durante uma reunião extraordinária do CMSE. Este plano foi solicitado pelo ministro Alexandre Silveira em um ofício datado de 6 de setembro.
De acordo com o ministro, o intuito é garantir a segurança do fornecimento de energia tanto no sistema interligado quanto no estado de Roraima, que é o único a não estar conectado ao restante da rede elétrica do país.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.