Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Fatalidade: cão morre após ser enviado por engano ao Ceará ao invés de Mato Grosso

Golden Retriever embarcou com destino a Sinop (MT), mas acabou indo para Fortaleza (CE), por um erro da empresa. Trajeto que seria de 2h30 no máximo, durou cerca de 8 horas. A Gol diz que o cachorro morreu no desembarque, em Guarulhos (SP).


Por Redação Educadora Publicado 23/04/2024
o-cão-golden-retriever-joca-e-seu-tutor-joão-fantazzini
João Fantazzini e Joca, cão que morreu em transporte aéreo da Gol – Foto: Arquivo pessoal

Em um incidente na segunda-feira (22), um cão morreu após ser enviado erroneamente para o Ceará, ao invés de Mato Grosso, durante um transporte aéreo operado pela Gollog, divisão de cargas da companhia Gol. Joca, o golden retriever de cinco anos, deveria ter viajado do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, para Sinop (MT), no entanto, foi colocado em um voo com destino a Fortaleza (CE).

Cão morre ao ser enviado a destino errado por companhia aérea

O erro no embarque resultou em quase oito horas de voo para o animal, um tempo significativamente maior do que as duas horas e meia previstas.

De acordo com o tutor de Joca, João Fantazzini, apesar do atestado veterinário garantir que o pet suportaria a viagem originalmente planejada, o aumento no tempo de voo contribuiu para a tragédia. Joca não resistiu e faleceu de parada cardiorrespiratória.

Vídeo mostra cão morto ao chegar em destino errado

Família alega descuidos com o cão

A família de Joca alega que o cão não recebeu os cuidados corretos durante o trajeto. Por outro lado, a Gol informou que “monitorou o animal durante todo o percurso”. O “falecimento, no entanto, foi um evento inesperado, ocorrido já em solo paulista, após o retorno do animal”.

o-golden-retriever-joca
O Golden Retriever Joca, tinha 5 anos e cerca de 47 kg – Foto: Redes Sociais

Em seguida, João encontrou-se com a tragédia ao retornar ao Aeroporto de Guarulhos, onde uma gerente da empresa o informou sobre o mal-estar de Joca. “Cheguei no aeroporto e a moça me disse que o Joca não tinha passado bem. O veterinário tinha atestado um voo de duas horas e meia para ele, mas ele ficou quase oito horas no avião”, lamentou João.

Há registros em vídeo do cachorro bebendo água em um terminal aéreo de Fortaleza. Evidenciando que, apesar dos cuidados pontuais, a jornada foi excessivamente longa e estressante para o animal.

O que diz a Gol

Em resposta ao ocorrido, a Gol expressou sua solidariedade assim como afirmou estar apurando os detalhes do caso com alta prioridade. “Nos solidarizamos com o sofrimento do tutor de Joca. Entendemos a sua dor e lamentamos profundamente a perda do seu animal de estimação”, declarou a companhia em nota.

Veja a íntegra da nota da Gol

“A GOL lamenta profundamente o ocorrido com o cão Joca e se solidariza com a dor do seu tutor. A Companhia informa que o cão Joca deveria ter seguido para Sinop (OPS), no voo 1480 do dia 22/04, a partir de Guarulhos (GRU), porém, por uma falha operacional o animal foi embarcado em um voo para Fortaleza (FOR).

Assim que o tutor chegou em Sinop, foi notificado sobre o ocorrido e sua escolha foi voltar para Guarulhos (GRU) para reencontrar o Joca.

A equipe da GOLLOG na capital cearense desembarcou o Joca e se encarregou de cuidar dele até o embarque no voo 1527 de volta para Guarulhos (GRU). Neste período, foram enviados para o tutor registros do Joca sendo acomodado de volta na aeronave. Infelizmente, logo após o pouso do voo no aeroporto de Guarulhos (GRU), vindo de Fortaleza, fomos surpreendidos pelo falecimento do animal.

A Companhia está oferecendo todo o suporte necessário ao tutor e a apuração dos detalhes do ocorrido está sendo conduzida com prioridade total pelo nosso time. Nos solidarizamos com o sofrimento do tutor do Joca. Entendemos a sua dor e lamentamos profundamente a perda do seu animal de estimação.”

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.