Greve dos servidores do INSS paralisa serviços em todo Brasil

Segundo representantes dos trabalhadores mais de 100 serviços podem ser feitos pelo app


Por Fernando Covre Publicado 11/07/2024
Greve dos servidores do INSS paralisa serviços em todo Brasil
Foto: Roberto Gardinalli

Os servidores do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) anunciaram estado de greve e desde ontem (10) paralisaram todos os serviços prestados em todo território nacional.

A greve tem como objetivo melhores salários para os colaboradores. Segundo a Fenasps (Federação Nacional Dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social), houve poucos avanços após análise da proposta do governo. 

O INSS tem cerca de 19 mil funcionários em todo Brasil. Sua maioria, em torno de 15 mil colaboradores são técnicos, portanto, responsáveis pela maioria dos serviços prestados. Os outros 4 mil possuem cargos de analistas. Até o momento a informação é de que tanto trabalhadores presenciais quanto em home-office aderiram a greve.

O órgão já esclareceu, também, por nota, que deve aderir uma tática de contingenciamento, para não afetar tanto a população. Além disso, também informou que mais de 100 serviços podem ser feitos pelo aplicativo “Meu INSS”, como requerimento, cumprir exigência, solicitar auxílio-doença, entre outros.

A primeira reunião com o governo deve acontecer nesta sexta-feira (12) às 18h para decidir se os trabalhadores aceitam a proposta ou se a greve continua.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.