Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Jornal britânico diz que Cristo de Encantado ‘vai ofuscar o Cristo Redentor’

O monumento terá 37 metros de altura. Com mais seis de base, ela deverá superar o tamanho do Cristo Redentor, no Rio, com 30 metros de estátua e oito de pedestal


Por Folhapress Publicado 11/04/2021
Jornal britânico diz que Cristo de Encantado 'vai ofuscar o Cristo Redentor'
Foto: Divulgação

A estátua do Cristo Protetor, assim batizada pela comunidade da cidade de Encantado, no Vale do Taquari, a 143 km de Porto Alegre (RS), deve ficar pronta até o final deste ano. O monumento terá 37 metros de altura. Com mais seis de base, ela deverá superar o tamanho do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, com 30 metros de estátua e oito de pedestal.


A obra gaúcha começou a ser construída no topo do Morro das Antenas, 400 metros acima do nível do mar, em julho de 2019, e garantirá aos futuros visitantes uma vista privilegiada do vale, junto à Lagoa da Garibaldi e do rio Taquari.

O Cristo de Encantado, está chamando atenção da imprensa internacional. O “Sun”, de Londres, chegou a dizer que o Cristo gaúcho “vai ofuscar o Cristo Redentor”, cartão-postal do Rio que completa 90 anos em outubro.

A história viralizou nas redes sociais. Até o prefeito do Rio, Eduardo Paes, reagiu com ironia no Twitter:

Jonas Calvi, prefeito de Encantado, rebateu no Twitter, sem aumentar a polêmica: “O Rio de Janeiro continua lindo e o mundo inteiro conhece. Agora venham conhecer o Cristo Protetor de Encantado”

Cristo Protetor, como vai se chamar a estátua no alto de uma pequena colina de Encantado, deve ficar pronta no fim deste ano, ao custo de R$ 2 milhões, segundo a agência France Presse, com projeto de um padre local. O dinheiro arrecadado para a construção da imagem, diz, provém de doações voluntárias da comunidade e de empresários de Encantado, de municípios de outros estados do Brasil e até do exterior –de pessoas da Alemanha, Itália, Portugal e Japão.


O prefeito da época, Adroaldo Conzatti, de 81 anos, apoiou a ideia. Conzatti faleceu no mês passado em decorrência de complicações pelo coronavírus.

A escultura de 43 metros de altura entre a base e o corpo. Os autores são o artista plástico Genésio Gomes de Moura, 66, conhecido como ”Ceará”, e seu filho Moisés Markus Moura, 40. Devido a problemas de saúde, ”Ceará” teve que se ausentar dos trabalhos e passou o bastão para o filho, que vive em Ouro Fino, no interior de Minas Gerais.

Somente a modelagem do rosto de Cristo levou cerca de três meses para ser concluída. Posteriormente foram feitos os braços e as mãos, que já estão erguidos. Apenas a cabeça pesa cerca de 40 tonelada

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.