Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Missas em Aparecida recordam romarias diocesanas e Peregrinação Nacional das Famílias

XII Peregrinação Nacional das Famílias estava marcada para acontecer neste fim de semana, de 23 e 24 de maio


Por Redação Educadora Publicado 24/05/2020
Divulgação

O portal do Santuário Nacional de Aparecida lembra que, em virtude da pandemia de Covid-19, muita coisa mudou por lá, assim como em todo o mundo. Um dos pontos mais afetados na Casa da Mãe foram as romarias e peregrinações, que costumam mobilizar um grande número de pessoas.

O Santuário conta que afetou também a XII Peregrinação Nacional das Famílias, que estava marcada para acontecer neste fim de semana, de 23 e 24 de maio. Com o cancelamento, informado já em março passado, as atividades tiveram de ser repensadas e transferidas para o ambiente virtual, de forma que os agentes da Pastoral Familiar espalhados por todo o país pudessem usufruir de toda a riqueza do conteúdo preparado.

A XII Peregrinação Nacional das Famílias tem como tema “Família e Educação” e o lema “Crescia em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens” (Lc 2, 52).

Na ocasião do cancelamento, diante de um cenário tão adverso para a Educação como um todo, em que família e escola precisam reavaliar suas posturas e papéis de forma ainda mais drástica, a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, por meio da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), recordou uma fala do Papa Francisco a respeito:

“Diante da doença, até em família surgem dificuldades, por causa da debilidade humana. Mas, em geral, o tempo da enfermidade faz aumentar a força dos vínculos familiares”.

Também foi pedido que “não percamos a esperança e caminhemos com vigor, rezando pelo mundo inteiro, em especial pelas vítimas e pelos profissionais que incansavelmente trabalham por uma solução” (Mensagem da CNBB, Tempos de esperança e solidariedade).

Para o evento que aconteceria no Santuário Nacional de Aparecida, eram esperadas mais de 6 mil pessoas. O objetivo do evento, realizado anualmente, é aprofundar a visão da Igreja de que a família é lugar, por excelência, da educação.

O tema relacionado à educação também está em sintonia com as reflexões e inciativas do Papa Francisco neste campo, como o Pacto Educativo Global.

Fica mantida, por enquanto, a realização do Congresso Nacional da Pastoral Familiar, previsto para o período de 4 a 6 de setembro, em Florianópolis (SC). Este será o grande momento de encontro da Pastoral Familiar no Brasil neste ano de 2020.

A programação on-line culmina com a missa às 8h, presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, no Altar Central, e transmitida pela TV Aparecida.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.