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No Brasil, 98% das motos e 70% dos carros não têm seguro

Uma das razões para esse cenário é que os brasileiros, culturalmente, investem pouco em prevenção


Por Estadão Conteúdo Publicado 08/01/2021
Foto: Agência Brasil

Atualmente no Brasil, 98% da frota de motos não têm seguro, a não ser o obrigatório. Entre os carros, são 70%. É um contingente de pessoas sujeitas a riscos que não podem controlar: panes, furtos, roubos. E elas estão completamente desassistidas quando a necessidade chega.

Uma das razões para esse cenário é que os brasileiros, culturalmente, investem pouco em prevenção, mesmo que o ditado alerte: é melhor prevenir do que remediar. Outra causa é o preço dos seguros oferecidos pelas companhias tradicionais, que cobram caro para proteger veículos com alta sinistralidade e com mais de dez anos de rodagem – além de imporem restrições quanto a modelo, marca, ano e utilização do veículo.

Hoje no mercado há algumas opções de seguro de automóveis mais flexíveis com objetivo de ampliar o acesso dos brasileiros ao mercado de seguros, mas nem sempre foi assim. Uma das seguradoras que se destacam neste nicho de mercado é a Suhai Seguradora, que nasceu com o propósito de tornar os seguros de carros, motos e caminhões mais acessíveis e flexíveis para todos os motoristas, mas principalmente para aquele que sempre duvidou ter ser veículo protegido por um preço justo.

‘A Suhai oferece para esse público um produto essencial e simplificado. Hoje nossa principal cobertura é a de furto e roubo, por exemplo – considerada a cobertura mais importante para quem ainda não tem seguro. Adotamos, assim, estratégia diferente da maioria das seguradoras, que buscam sofisticar o produto, adicionando serviços e itens ao pacote. Vamos no sentido contrário’, declara Robson Tricarico, diretor comercial da Suhai.

PANDEMIA

Segundo a operadora de cartões Rede, entre março e maio, o serviço de delivery saltou 60% no Brasil, levando a uma aumento do número de trabalhadores que usam suas motos para fazer entregas durante a pandemia. Além disso, brasileiros demitidos de empregos fixos passaram a usar seus veículos para atuarem como motorista de aplicativo.

A Suhai Seguradora novamente foi destaque por ser pioneira em oferecer seguro para o público que mais cresceu durante a pandemia, os motoristas de aplicativos, entregadores e motoboys, que precisam proteger seus carros e motos – seus instrumentos de trabalho.

Em parceria com o iFood, a Suhai ofereceu seguro de moto com desconto exclusivo para 180 mil motoentregadores cadastrados em um dos maiores aplicativos de entrega do Brasil. E, para ajudar na prevenção à Covid-19, distribuiu 14 mil máscaras reutilizáveis em tecido para motoboys da capital paulista e de Belo Horizonte. ‘É um contingente de brasileiros que depende de seus carros ou motos para gerar renda e estão expostos a diversos riscos’, afirma Tricarico.

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