Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O Dia do Guarda Civil é comemorado neste domingo (3)

A data de 3 de setembro marca a fundação da primeira corporação de Guardas Civis no Brasil, em 1831, durante o governo de Dom Pedro I


Por Redação Educadora Publicado 03/09/2023
O Dia do Guarda Civil é comemorado neste domingo (3)
Foto: Wagner Morente

Comemorado em todo território nacional neste dia 3 de setembro, o Dia do Guarda Civil confirma o compromisso e a dedicação desses profissionais em manter as comunidades seguras. Os Guardas Civis desempenham um papel significativo na manutenção da ordem pública e na segurança.

    A data de 3 de setembro marca a fundação da primeira corporação de Guardas Civis no Brasil, em 1831, durante o governo de Dom Pedro I. A criação desse corpo policial foi um marco na história do país, pois localizada uma estrutura de segurança pública externa para a proteção da população e a manutenção da ordem no âmbito municipal.

    GCM de Limeira

    A Secretaria de Segurança e Defesa Civil de Limeira, por meio do Prefeito Municipal Mario Botion, do Secretário de Segurança Wagner Marchi, do Comandante André Emílio Maezi Hailer e demais servidores, parabeniza a todos os Guardas Civis pelo Dia do Guarda Civil Municipal, que colaboram e prestam serviços para manter a ordem pública e segurança da nossa cidade.


    “Esses profissionais que todos os dias saem de suas casas, das suas famílias e atuam todos os dias arriscando as suas vidas para nos dar tranquilidade e segurança, são dignos de serem valorizados” disse o Secretário de Segurança Wagner Marchi.


    A Guarda Civil de Limeira foi criada em 1965, era uma corporação pequena e chamava-se Guarda Noturna. O lema da Guarda Civil de Limeira, gravado em seu brasão, é: “Patrulheiro, protetor e amigo”. Em 1976 houve a extinção desta corporação e seus profissionais foram engajados na Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, porém alguns profissionais permaneceram no município, mas com a denominação de vigilante patrimonial.

    Posteriormente, através da Lei nº. 2, de 24 de novembro de 1983 foi criada a Guarda Municipal de Limeira, pelo então prefeito Jurandyr da Paixão de Campos Freire, com previsão na Constituição Federal, através do Capitulo III da Segurança Pública, artigo 144, oitavo parágrafo: “Os municípios poderão constituir guardas municipais destinadas a proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei”.


    A Guarda Municipal de Limeira, anteriormente estava ligada a Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa do Patrimônio, anexa a Secretaria dos Negócios Jurídicos. Com a crescente demanda por maior funcionalidade das atividades da Guarda Municipal se fez necessário o desmembramento das Secretarias e a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública de Limeira através da Lei complementar nº 338 de 12 de abril de 2005.

    ✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.