Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Perto do centenário, estação destruída por incêndio começa a ser recuperada

Estação de Presidente Epitácio foi essencial não só por amplificar a economia da cidade e municípios vizinhos, mas também por ser a última estação da Estrada de Ferro Sorocabana


Por Estadão Conteúdo Publicado 24/08/2020
Foto: Divulgação/EC Fluvial Tibiriçá

Um ano após ter sido atingida por um grande incêndio e prestes a completar cem anos de inauguração, a histórica estação ferroviária de Presidente Epitácio passará por restauro para abrigar órgãos ligados ao turismo.

Importante para o desenvolvimento econômico da região, a estação foi parcialmente destruída – sobraram apenas as paredes – em 26 de agosto de 2019, no que foi apenas mais um episódio envolvendo o abandono vivido por ela, que já abrigava moradores de rua e usuários de drogas nas duas últimas décadas.

Ela foi essencial não só por amplificar a economia da cidade e municípios vizinhos, mas também por ser a última estação da Estrada de Ferro Sorocabana, que no mês de julho completou 145 anos de sua inauguração.

Aberta em 1º de maio de 1922, a estação está sendo recuperada há um mês e a previsão é de que as obras durem, no total, oito meses.

A restauração vai custar R$ 459 mil, além de contrapartida municipal, e será paga principalmente com recursos de convênio com o Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo), órgão da Secretaria do Turismo que atende cidades paulistas estâncias turísticas, caso de Presidente Epitácio.

Após a conclusão, de acordo com a prefeitura, o imóvel abrigará a pasta do Turismo e Cultura local, além de um ateliê e o acervo histórico da cidade.

Os passageiros deixaram de ter o trem como opção de transporte na estação em janeiro de 1999, mas o local seguiu servindo para o despacho de cargas por mais alguns anos.

A partir do momento em que deixou de ser utilizada para o transporte de cargas, no início da década de 2000, passou a sofrer deterioração permanente nos anos seguintes, com perda gradual de telhas da plataforma de embarque, pichações, vidros quebrados, furtos e depósito de lixo, até culminar com o incêndio do ano passado.

A Estrada de Ferro Sorocabana foi inaugurada em 10 de julho de 1875 e chegou a Epitácio, na divisa com Mato Grosso do Sul (à época apenas Mato Grosso), 46 anos depois, em 1921, quando o ex-presidente Epitácio Pessoa, que governou o país de 1919 a 1922, a visitou.

Em janeiro de 1936, o então povoado foi elevado à categoria de distrito de Presidente Venceslau e, em dezembro de 1948, tornou-se município autônomo e homenageou o ex-presidente que a visitou.

A estação, porém, foi inaugurada apenas no ano seguinte à visita presidencial. Agora, caso o prazo seja cumprido, ela celebrará seu centenário sendo utilizada, o que não ocorreu nas duas últimas décadas.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.