Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

‘Superlua azul’ poderá ser vista na noite nesta quarta-feira

Para observar a Superlua Azul, basta olhar para o céu quando a Lua surgir no horizonte, às 18h45 em São Paulo


Por Leticia Viganó Publicado 30/08/2023
'Superlua azul' poderá ser vista na noite nesta quarta-feira
Foto: Kym MacKinnon/Unsplash

Uma “Superlua Azul” poderá ser vista na noite desta quarta-feira (30), em grande parte do país, inclusive na região de Piracicaba (SP). Apesar da referência à cor, esse termo é usado quando a Lua fica cheia pela segunda vez no mês, ou seja, não há uma alteração na tonalidade. Esta é a segunda e última superlua do ano.

De acordo com informações da NASA, a definição mais antiga de Lua Azul é dos anos 1500. O termo era atribuído quando a terceira Lua cheia era registrada em uma estação que tem quatro Luas.

O horário exato em que a Lua vai atingir seu brilho máximo altera de acordo com o fuso horário, entretanto, de acordo com o Observatório Nacional, esse momento será às 22h35 no horário de Brasília.

O termo superlua é usado para se referir ao perigeu, período em que o astro está mais próximo da Terra e, portanto, parece maior e mais brilhante, entretanto, não é uma definição astronômica oficial.

O perigeu ocorre quando a distância entre nosso satélite natural e a Terra é menor do que 360.000 km. Nesse momento, a Lua fica 14% maior e 30% mais brilhante do que no apogeu (microlua) – quando está mais distante.

Para observar a Superlua Azul, basta olhar para o céu quando a Lua surgir no horizonte, às 18h45 em São Paulo. Dependendo das condições climáticas e da localização, poderá ser mais ou menos fácil localizar o astro.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.