Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Vacinação de idosos de 85 a 89 anos começa na sexta (12) em São Paulo

Já a imunização de pessoas na faixa dos 80 anos inicia em 1º de março


Por Folhapress Publicado 10/02/2021
Foto: Roberto Gardinalli

O governo João Doria (PSDB) afirmou nesta quarta-feira (10) que a vacinação de idosos de 85 a 89 anos foi adiantada para a próxima sexta (12). Já a imunização de pessoas entre 80 e 84 anos começa em 1° de março.

O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes. A vacinação de idosos na faixa entre 85 e 89 anos iria começar na segunda (15), mas foi adiantada.

“Desde o dia 17 de janeiro, quando iniciamos a campanha de vacinação, mais de um milhão e 50 mil pessoas foram vacinadas no Estado de São Paulo. Nesse mesmo período, entre 17 de janeiro e hoje, 260 mil novos casos de coronavírus foram registrados em São Paulo”, afirmou o governador.

Segundo o governo, entre os públicos prioritários, há 1,6 milhão de pessoas entre trabalhadores da saúde, indígenas e quilombolas, cuja vacinação começou em 17 de janeiro. A segunda dose começará a ser aplicada na semana que vem.

Depois, vêm 206 mil pessoas de 90 anos ou mais (iniciada em 8 de fevereiro), seguido por 309 mil entre 85 e 89 anos e as cima de 80 anos.

“A representação de vacinar os idosos não é apenas um característica de proteção ou esperança. É a liberdade daqueles que permaneceram em casa, que ficaram afastados das suas famílias, dos seus filhos, dos seus netos. E, com isso, terão a oportunidade de estarem retomando esses laços familiares, tocando, sendo tocadas e abraçadas”, disse o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn.

De acordo com o governador João Doria, por volta de 9 milhões de doses já foram entregues ao programa de vacinação. Outras cerca de 17 milhões estão em fase final de produção no Instituto Butantan.

Segundo Doria, mais de um milhão de pessoas já foram vacinadas no Estado.
Na manhã desta quarta, mais uma carga de insumo da vacina Coronavac, produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, desembarcou na manhã desta quarta-feira (10), no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos.

Segundo o governo Doria, foram desembarcados cerca de 5,6 mil litros de IFA (Insumo Farmacêutico Ativo), o suficiente para produzir cerca de 8,7 milhões de vacinas contra a covid-19.

Os dados de coronavírus no estado vêm caindo nas últimas semanas. Na comparação com a última semana epidemiológica, houve redução de 2% nos internados, um dos melhores termômetros sobre a situação atual da pandemia.

Houve aumento do número de mortes em 4%. “Esses óbitos estão intimamente relacionados a duas semanas, quanto também tivemos uma elevação do número de internações”, disse o secretário da Saúde.

O governo anunciou também ter entrado com ação no Supremo Tribunal Federal para que o governo federal volte a pagar leitos do SUS (Supremo Tribunal Federal) que foram desabilitados.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.