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A cada 90 minutos um veículo sem combustível é atendido na Anhanguera-Bandeirantes

Caso ocorra a pane seca, o motorista deve parar o veículo no acostamento ou em áreas de recuo e jamais sobre a faixa de rolamento


Por Redação Educadora Publicado 13/03/2021

A pane seca, quando o veículo para por falta de combustível, foi a causa de quase 6 mil atendimentos que a equipe da CCR AutoBAn realizou em 2020 no Sistema Anhanguera-Bandeirantes. O total equivalente a um acionamento a cada 90 minutos.

Segundo João Moacir da Silva, coordenador de tráfego da CCR AutoBAn, a pane seca – além de ser passível de autuação por parte do policiamento rodoviário – pode colocar o motorista e acompanhantes em risco. Por isso, ele ressalta a importância do planejamento adequado da viagem e a manutenção adequada do veículo. “A pane seca pode ser evitada também a partir do monitoramento dos instrumentos dos painéis dos veículos. O correto funcionamento dos sensores de combustível auxiliam o motorista na tomada de decisão e no planejamento da viagem. A manutenção preventiva pode evitar que este tipo de imprevisto aconteça”, explica.

Caso ocorra a pane seca, o motorista deve parar o veículo no acostamento ou em áreas de recuo e jamais sobre a faixa de rolamento. Também é recomendado que aos primeiros sinais de falta de combustível, o motorista posicione o veículo nas faixas à direita da rodovia, para facilitar o acesso ao acostamento, caso necessário. Também é importante comunicar a concessionária, que irá acionar os recursos necessários para o atendimento, que é gratuito. A comunicação pode ser feita pelo próprio aparelho celular do usuário, que deve ligar para o número 0800-0555550 (ligação gratuita) ou a partir de um dos 544 telefones de emergência instalados a cada quilômetro das rodovias. “Logo após acionar a concessionária, o usuário deve procurar uma área de refúgio e aguardar a chegada dos nossos colaboradores”, aponta o coordenador de tráfego da CCR AutoBAn.

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