Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Bandeira arco-íris ganha novas cores na Parada com diversidade LGBTQIA+

Parada do orgulho LGBT de São Paulo 2022 aconteceu neste domingo (19), após dois anos sem o evento, em decorrência da pandemia


Por Folhapress Publicado 19/06/2022
Foto: Twitter/Reprodução

 Segurança, acolhimento, pertencimento. As palavras escolhidas por participantes da 26ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo para definir a sensação de estar no evento costumam ser uma variação dessas três.


Mas isso está longe de significar que a multidão na avenida Paulista neste domingo (19) era homogênea. Assim como a sigla que designa o público do evento cresceu e já tem sete letras, a população LGBTQIA+ que ocupava o cartão postal de São Paulo tinha histórias, demandas e bandeiras próprias. Literalmente.


Além da tradicional bandeira do arco-íris, tomavam as adjacências do Masp os emblemas azul claro, rosa e branco, das pessoas trans; o rosa, amarelo e azul das pansexuais; e o azul, rosa e lilás, dos bissexuais, entre outros.


A esses públicos se somavam gays, lésbicas, assexuais, queers, pessoas não binárias, entre outras, sem falar nos que estavam ali para apoiar um filho ou um amigo ou apenas se divertir.


Mesmo dentro desses grupos, a diversidade era visível. “Sou uma mina trans não binária”, definiu-se a cantora Veronica Scott, 29. “Me entendo como pessoa não binária, mas com
maior inclinação feminina”, disse.


Não era todo mundo que achava que o rótulo importava. “Não me identifico com letra nenhuma, o que me importa é o amor”, comentou Fernando Ramalho de Almeida, 38, com asas de anjo vermelhas.


Mas também houve quem defendesse que sim, identidade importa, e a estudante Grazielly Barros era uma delas. “Quando a gente se conhece, a gente se sente mais segura e confiante”, afirmou.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.