Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Dia do Orgulho Nerd: entenda o que é a cultura “geek”

Brasil faturou R$ 22,1 bilhões em 2022 com o varejo de produtos geek


Por Redação Educadora Publicado 25/05/2024
Dia do Orgulho Nerd
Foto: Governo de SP

Já se foi o tempo em que saber quem é Darth Vader, Hermione, Pikachu, Sonic ou Arlequina era considerado algo de adolescentes fanáticos por filmes, games e histórias em quadrinhos.

A cultura nerd, celebrada com o Dia do Orgulho Nerd, neste sábado, 25 de maio, conquista cada vez mais espaço.

Em suma, representa um mercado que movimenta centenas de bilhões de dólares anualmente com venda de produtos, competições de jogos eletrônicos, eventos e serviços diversos.

O Estado de São Paulo reúne, todavia, inúmeros empreendimentos e alguns dos principais eventos do segmento na América Latina e no mundo, como a Comic Con Experience (CCXP) e a Brasil Game Show (BGS).

A CCXP de São Paulo já é reconhecida como o maior evento de cultura pop do mundo.

A edição de 2023 bateu, todavia, o recorde de público da feira ao reunir 287 mil pessoas nos cinco dias de evento.

Além de movimentar mais de R$ 250 milhões na economia paulista e gerar 11 mil empregos diretos e indiretos.

São Paulo conta ainda com estúdios de tatuagens especializados nessa temática e restaurantes e bares personalizados para os fãs mais apaixonados por animes, RPG de mesa, games e franquias como Harry Potter e Senhor dos Anéis.

O Brasil faturou R$ 22,1 bilhões em 2022 com o varejo de produtos geek (bonecos colecionáveis, roupas, acessórios, jogos de videogame e mangás).

Mercado de games e capacitação profissional

Uma pesquisa realizada pela empresa Newzoo, especializada em dados de games, aponta o Brasil como o maior mercado de games na América Latina.

E é o 13º no ranking mundial, sendo responsável, portanto, por movimentar cerca de R$ 12 bilhões anualmente.

Sobre desenvolvimento nacional de jogos, a 9ª edição da Pesquisa Game Brasil (PGB) constatou um acréscimo de 169% no número de estúdios desenvolvedores no Brasil

Entre 2018 e 2022, foram portanto de 375 para mais de mil.

A professora Thaís Borelli, do curso de Desenvolvimento de Jogos Digitais do Qualifica SP, programa da SDE, observa essa tendência de crescimento.

“Com mais plataformas disponíveis, os alunos escolhem em qual nicho dentro dessa área mais se identificam, por isso a importância de se qualificar”, aponta.

“Não é só jogar, é uma maneira de inspirar e criar. Posso dizer que é onde meus olhos brilham”, conclui Thaís.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.