Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Dia do Tomate: versátil, fruta oferece diversos benefícios para a saúde

Covabra Supermercados registrou um aumento de 30% nas vendas do produto em 2023


Por Redação Educadora Publicado 31/01/2024
Dia do Tomate: versátil, fruta oferece diversos benefícios para a saúde
Foto: Divulgação

Na próxima quinta-feira (01), é celebrado o Dia do Tomate, um dos alimentos mais versáteis e consumidos pelos brasileiros. Ter um dia próprio tem uma razão: historicamente, a data marca o início da alta safra da fruta, usada para preparar diversos pratos na cozinha, tanto salgados, quanto doces. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cada brasileiro consome, em média, 4,2 quilos de tomate por ano.  

Com poucas calorias, o tomate proporciona inúmeros benefícios à saúde. “A iguaria é rica em licopeno, potente antioxidante que auxilia contra doenças inflamatórias e envelhecimento da pele; vitamina A e C que auxiliam na visão e o cálcio, que é um aliado valioso contra a osteoporose. Nada melhor que um belo molho de tomate para combater os radicais livres e diminuir a pressão arterial”, destaca a nutricionista do Covabra Supermercados, Juliana Porto.

É possível encontrar tomates de todos os gostos e tamanhos, cada tipo com uma peculiaridade diferente. “No Covabra temos uma diversidade de tomates e cada um é indicado para uma ocasião. O tomate Carmem é bom para o preparo de salada, o Italiano tem sabor acentuado e é ideal para molhos e o Grape, preferido dos consumidores, oferece frescor e consistência, podendo ser consumido como petisco, e é ótimo para o lanche da escola”, explica o gerente de compras do setor de frutas, legumes e verduras, Jean Felipe Chioratto de Oliveira. 

O Covabra tem, ainda, outras opções em suas gôndolas. O tomate Débora, que é levemente adocicado e um dos mais indicados para o dia a dia, o Holandês, saboroso quando assado por ser mais adocicado, e o tipo Coquetel, delicioso para pratos quentes por ter sabor adocicado e baixa acidez. “Tivemos, em 2023, um aumento de 30% nas vendas de tomates. O campeão é o tipo Grape que dobrou as vendas em relação a 2022, seguido pelos convencionais Débora, Carmen e o Italiano, que juntos somam 40%”, pontua Jean.

Para que um tomate de qualidade chegue à mesa das pessoas é importante que ele passe por um rigoroso controle de pragas. “O setor de hortifrúti do Covabra possui como diferencial, o sistema Rama, no qual o consumidor pode ter informações sobre o respectivo alimento, desde a sua origem até a gôndola. Monitoramos também uso de defensivos agrícolas de 100% dos produtos de nosso hortifrúti”, pontua Jacqueline Tavares, gerente de marketing da rede.

Sobre o Covabra

Com mais de 34 anos de história, a rede de Supermercados Covabra (Comercial Varejista Brasileira Ltda.) teve sua primeira loja fundada em Limeira, interior de São Paulo. Na época da inauguração, em 1989, se destacou por ter implantado um novo conceito de supermercados para a região e por ter sido o supermercado pioneiro a investir na tecnologia de leitores ópticos em todos os seus caixas. Desde então, a marca não parou de investir e evoluir. Em 2017, a marca inaugurou seu primeiro Centro de Distribuição em Sumaré/SP, em um espaço de 13 mil metros quadrados de área construída. Sempre oferecendo as melhores instalações com grande variedade de produtos aos seus clientes, hoje, a rede conta com 19 lojas e está presente em 11 cidades do interior paulista (Campinas, Capivari, Itatiba, Itupeva, Jundiaí, Leme, Limeira, Pedreira, Pirassununga, Rio Claro e Vinhedo), empregando mais de 3.400 funcionários.

✅ Quer receber mais conteúdo? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.