Festas juninas podem te ajudar a fazer renda extra! Confira receitas
A venda de comidas típicas nesta época do ano é uma excelente oportunidade para aumentar a renda sem precisar investir muito
Festas Juninas: uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro.
De acordo com dados do Governo Federal, em 2023, a movimentação econômica foi de R$ 6 bilhões, o que representou um aumento de 76% em relação aos R$ 3,4 bilhões de 2022.
Por isso, o mês de junho é uma ótima época para empreender e ganhar um dinheiro extra com pouco investimento.
As comidas típicas das festas juninas estão no imaginário do povo brasileiro e, no “arraiá”, não pode faltar delícias como arroz doce, quentão, bolo de milho, maçã do amor e paçoca. Essas e muitas outras receitas unem brasileiros de todas as gerações, de norte ao sul do país, em uma das manifestações culturais mais tradicionais do Brasil.
Por isso, a Refuturiza, ecossistema de Educação e Empregabilidade, reuniu receitas de comidas típicas, que você pode aprender on-line, sem precisar sair de casa e, assim, faturar uma renda extra. Confira!
1) Arroz doce e canjica
Duas receitas que são muito parecidas e também muito deliciosas. A diferença entre elas é o tempo de cozimento do arroz e da canjica, já que esta demora um pouquinho mais.
Entretanto, o restante continua o mesmo: cozinhar com leite, açúcar e especiarias (cravo e canela em pau), sendo possível incrementar com outros ingredientes.
Essas e outras informações específicas são abordadas no curso de Comidas Típicas de Festa Junina, que promove a base para desenvolver várias receitas tradicionais, que inclui ainda paçoca, pé de moleque, maçã do amor, vinho quente, quentão e outras delícias que combinam com o clima mais frio dessa época do ano.
2) Curau
Um clássico da época de São João, que necessita de poucos ingredientes. Você vai precisar de milho cozido (em lata ou debulhado da espiga), leite ou água para o preparo, além do açúcar.
A Refuturiza disponibiliza um dos cursos rápido focado em quatro doces tradicionais, dentre eles, curau e pamonha, também feita a partir do milho.
Assim, além de aprender a fazer o curau perfeito, é possível trazer à bagagem de aprendizados outras receitas que também são opções simples, de fácil armazenamento e que ajudam nos ganhos extras.
3) Bolo de fubá
Quem não gosta de um bolo, não é mesmo? Ainda mais bolo de fubá, um tipo bastante democrático que vai bem no café da manhã, no café da tarde e até mesmo como uma sobremesa.
Nessa época, em suma, é possível investir nessa iguaria vendendo tanto em pedaços, quanto em versões maiores, a gosto do cliente.
Ainda há outras versões, com ingredientes que podem incrementar o tradicional bolinho “de avó” e propiciam um leque maior de opções para as vendas, como as versões com erva-doce ou goiabada.
Mas, atenção: um bom bolo, fofinho e equilibrado, também exige técnica e habilidades. O Curso de Bolos Caseiros traz alternativas para variar nos ingredientes, além de módulos específicos sobre armazenamento, embalagens e comercialização.
4) Broa de milho
Outro clássico junino que mistura uma grande paixão do brasileiro: o milho! Essa receita é ótima para alavancar sua renda mensal, já que é de fácil armazenagem e pode ser vendida de vários tamanhos e quantidades.
Além de uma boa receita, uma alternativa para impulsionar as vendas das broas é a decoração – o que vale para quaisquer produtos que sejam vendidos.
Durante os arraiás, aquelas embalagens diferentes e atrativas agregam valor ao produto. Logo, é interessante investir em cursos de decoração para embalagens ou utilizando técnicas e materiais que sejam de fácil acesso.
Ingredientes: 1 ovo; 1 xícara de chá de farinha de trigo; 1 xícara de chá de fubá; 1/2 xícara de chá de açúcar; 30 ml de leite integral; 3 colheres (sopa) de manteiga; 1 colher (sopa) de fermento químico em pó.
PREPARO:
- Coloque os secos em uma tigela e os misture.
- Entre com a manteiga, então misture com as mãos, apertando e amassando com a ponta dos dedos até a massa ficar úmida como uma farofa molhadinha.
- Acrescente o ovo para dar uma unida, mas ela ficará grudando nas mãos. Para chegar ao ponto, adicione o leite aos poucos conforme for necessário.
- O ponto é quando a massa estiver firme, modelável e sem grudar.
- Divida em porções iguais de 40g cada ou da sua preferência.
- Faça bolinhas de massa, como um brigadeiro, e achate levemente na palma da mão. As coloque todas em uma forma untada e enfarinhada de farinha de trigo, lembrando de deixar um espaço de 1 ou 2 dedos de uma para outra.
- Finalize a receita pincelando gema por cima das broas.
- Polvilhe um pouco de fubá sobre elas.
- Asse em forno pré-aquecido a 180ºC até elas ficarem douradas.
5) Bolo de tapioca
A tapioca é um ingrediente típico das festas juninas, já que muitos pratos dessa época utilizam derivados da mandioca.
Receita tradicional brasileira, especialmente popular nas regiões Norte e Nordeste, o bolo de tapioca possui textura macia e granulada, sendo frequentemente preparado com coco e leite condensado. Incorporar esse bolo à festa junina é uma forma de celebrar a diversidade cultural e gastronômica do Brasil.
No curso de Tapiocaria você aprende essa delícia e muitas outras, como versões doces e salgadas de tapioca, waffle, panqueca e pudim, tudo tendo a massa de tapioca como base das receitas.
6) Caldo verde
Sopa tradicional portuguesa muito popular nas festas juninas do Brasil, o caldo verde é feito com ingredientes comuns, como batata, couve, linguiça e cebola. Isso o torna ideal para quem quer produzir uma delícia sem complicações.
Além de saboroso, o caldo verde é bastante versátil e pode ser adaptado para atender a diferentes dietas, como vegetarianas ou veganas, substituindo a linguiça por alternativas vegetais ou simplesmente eliminando-a.
INGREDIENTES:
- 250 g couve cortada bem fininha
- 1 chouriço de carne ou salame
- 4 batatas
- 2 cebolas picadas
- 2 dentes alho esmagados
- 1 L água
- azeite a gosto
- sal a gosto
PREPARO
- Escalde a couve em água fervente, escorra e reserve.
- Cozinhe as batatas em 1 litro de água junto com a cebola e o alho
- Depois de cozido triture com um mixer (varinha mágica) ou bata no liquidificador
- Devolva à panela, adicione a couve escaldada e retifique o sal
- Deixe cozinhar por mais 10 minutos em fogo médio
- Fatie o chouriço em rodelas finas e acrescente ao nosso caldo
7) Quirerinha
Para os amantes de comida salgada, a quirerinha pode ser uma boa pedida!
O prato é tradicionalmente feito com carne de porco, mas é possível trabalhar com outras opções para cair no gosto daqueles que não comem carne ou preferem outros tipos de corte.
Com esse intuito, a Refuturiza disponibiliza em sua plataforma o curso de Cortes Especiais de Carnes e o curso de Culinária Vegana.
Essa estratégia de ampliar seus conhecimentos culinários, ampliando o público consumidor.
Com essas dicas, já é possível colocar a mão na massa. Contudo, se especializar e se atualizar é sempre um ótimo investimento em si mesmo e na carreira.
Além da parte culinária, investir em gerar uma renda extra é também compreender a necessidade de desenvolver outras habilidades.
Uma dica extra, todavia, são os cursos de Técnicas de Vendas e Técnicas de Vendas: Comunicação. Idealizados pela Refuturiza, ambos propiciam noções primordiais de como planejar estrategicamente as vendas dos produtos, ambientando-as também nos meios digitais.
INGREDIENTES
- 300 g de carne moída
- 1 cebola média picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 tomate médio picado
- 1 cenoura pequena picada em cubos pequenos
- 1/2 xícara de ervilhas frescas ou congeladas
- 1/4 xícara de cheiro-verde picado
- 4 xícaras de água
- Sal e pimenta a gosto
- Azeite de oliva
PREPARO
- Em uma panela grande, aqueça um pouco de azeite de oliva e refogue a cebola e o alho até ficarem dourados.
- Adicione a quirerinha à panela e refogue por alguns minutos, mexendo bem.
- Acrescente a água, tempere com sal a gosto e cozinhe em fogo médio, mexendo ocasionalmente, por cerca de 30-40 minutos ou até que a quirerinha esteja macia.
- Adicione mais água, se necessário, durante o cozimento.
- Enquanto a quirerinha cozinha, prepare a carne moída.
- Em uma frigideira média, aqueça um pouco de azeite de oliva e refogue a cebola e o alho até dourarem.
- Adicione a carne moída à frigideira e cozinhe até que esteja completamente dourada.
- Tempere com sal e pimenta a gosto.
- Acrescente o tomate picado, a cenoura e as ervilhas à carne moída.
- Cozinhe por mais alguns minutos até que os vegetais estejam macios.
- Quando a quirerinha estiver cozida, adicione a mistura de carne moída e vegetais à panela.
- Misture bem para incorporar todos os ingredientes.
- Deixe cozinhar por mais 5 minutos para que os sabores se combinem.
- Transfira a quirerinha com carne moída para uma travessa de servir e polvilhe o cheiro-verde picado por cima.
- Sirva quente.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.