Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Morre Alberto da Costa e Silva, diplomata, poeta e membro da ABL

Alberto da Costa e Silva voltou o seu olhar para a África numa época em que pouquíssimos dos seus conterrâneos prestavam atenção no continente


Por Folhapress Publicado 26/11/2023
Morre Alberto da Costa e Silva, diplomata, poeta e membro da ABL
Reprodução

Alberto da Costa e Silva, maior especialista brasileiro na história da África, morreu neste domingo (26), aos 92 anos. Acadêmico, diplomata, poeta e historiador, ele ocupou a cadeira de número nove da ABL, a Academia Brasileira de Letras.


Segundo nota divulgada pela Academia, a morte foi por causas naturais. Alberto era viúvo e deixa três filhos, sete netos e uma bisneta. A cerimônia de cremação acontecerá nesta segunda-feira (27) e será restrita a familiares.


Dos nove livros que publicou sobre o continente africano, pelo menos dois alcançaram rapidamente o pedestal dos clássicos: “A Enxada e a Lança: a África antes dos Portugueses”, lançado em 1992, e “A Manilha e o Libambo: a África e a Escravidão, de 1500 a 1700”, que saiu dez anos depois.


Por este último, o autor conquistou os prêmios da Fundação Biblioteca Nacional e o Jabuti. Em 2014, também recebeu o Camões, maior condecoração voltada à literatura de língua portuguesa, pelo conjunto da obra.


“Tenho a felicidade de ter recebido muitos prêmios, mas o de que mais me orgulho é o de doutor honoris causa na Universidade de Ifé, na Nigéria. Foi em Ifé que surgiu o homem”, disse à Folha em 2004, quando foi escolhido como o Intelectual do Ano pela União Brasileira dos Escritores (UBE) e levou o troféu Juca Pato.


Nascido em São Paulo em 1931, passou a infância em Fortaleza e a adolescência e juventude no Rio de Janeiro, onde publicou seu primeiro livro, “O Parque e Outros Poemas”, com apenas 22 anos. Seguia a trilha do pai, Antonio Francisco da Costa e Silva, poeta e funcionário público.


Foi, aliás, um episódio ocorrido com o pai que o levou ao Instituto Rio Branco, como contou à Revista de História da Biblioteca Nacional. “Resolvi ser diplomata para tirar a desforra do Barão do Rio Branco, que selecionava os diplomatas num almoço no Itamaraty. (…) Ao que parece, ele era bom examinador, pois na época o nível da diplomacia brasileira era muito alto. Mas acho que com o meu pai ele foi injusto porque, depois do almoço com meu pai, disse-lhe: ‘Da Costa, você é muito inteligente, fala francês muito bem, conhece inglês, alemão, espanhol, mas você é muito feio.Meu pai não era bonito, mas também não era tão feio assim, era um nordestino franzino e era estrábico.


O trabalho na embaixada de Lisboa, a partir de 1960, permitiu que se tornasse mais próximo da África. Missões diplomáticas a partir da capital portuguesa o levaram a países como Angola, Etiópia e Costa do Marfim. Percorreu três vezes de carro o trajeto de Gana à Nigéria.
Costumava dizer que a partir do momento que se conhece a África, esta se torna um vício, comentário bem-humorado que, mais tarde, deu título ao livro de ensaios “O Vício da África e outros Vícios” (1989).

Depois de Lisboa, assumiu postos diplomáticos em Caracas, Washington e Madri. Não demoraria, porém, para retornar para a África: seu primeiro país como embaixador foi a Nigéria, onde ficou por cinco anos. Mais tarde, exerceu essa mesma função em Portugal, na Colômbia e no Paraguai.


Ganhou dois prêmios Jabuti de poesia. O primeiro em 1997 por “Ao Lado de Vera”, dedicado à sua esposa, Vera Queiroz da Costa e Silva, tradutora que morreu em 2011; o segundo, três anos depois, por “Poemas Reunidos”.


Na virada do século, de volta ao Rio e mais distante das incumbências da carreira de diplomata, Costa e Silva intensificou a produção de obras sobre a África e pôde se dedicar à Academia Brasileira de Letras (ABL), entidade que presidiu no biênio 2002 e 2003.


Naquela década de 2000, além de “Manilha”, lançou “Um Rio Chamado Atlântico: A África no Brasil e o Brasil na África” e “Francisco Félix de Sousa, Mercador de Escravos”, biografia do baiano que ficou conhecido como Chachá, o maior traficante de escravos do século 19. São livros que mostram a influência dos países do continente sobre o Brasil e vice-versa, com erudição e clareza.


“Nunca duvidei de que o Brasil se formou na escravidão, o processo mais longo de nossa história, e de que não podemos nos compreender sem estudar a África”, escreveu em artigo publicado na Folha em 2000. Em diversos textos e discursos, criticou o racismo e defendeu as cotas raciais.
Numa bibliografia tão vasta, houve espaço ainda para o memorialista, de livros como “O Espelho do Príncipe” (1994) e “Invenção do Desenho” (2007).


Mas a posteridade tende a se lembrar do autor como o brasileiro que voltou o seu olhar para a África numa época em que pouquíssimos dos seus conterrâneos prestavam atenção no continente. E que detalhou, com entusiasmo, a diversidade e as contradições da região.


Ao recebeu o troféu Juca Pato, em 2004, Costa e Silva foi homenageado pelo amigo Carlos Heitor Cony, jornalista e romancista. “Quando o brasileiro está em Portugal, ele pensa ‘estou perto da Europa’. Costa e Silva não olhou para cima. Olhou para baixo, como fez Vasco da Gama e Camões.”

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.