Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

USTL se manifesta sobre juros abusivos para empréstimos de usuários do Auxílio Brasil

No primeiro semestre deste ano, os quatro principais bancos brasileiros, Bradesco, Itaú, Santander e Banco do Brasil, somaram mais de 80 bilhões de reais de lucros líquidos


Por Redação Educadora Publicado 25/07/2022
Auxílio Brasil, Vale-gás e Auxílio Caminhoneiro serão pagos nesta terça
Foto: Daniel Isaia/Agência Brasil

Em nota à imprensa, a União Sindical dos Trabalhadores de Limeira (USTL), manifestou sua indignação a respeito dos empréstimos que estão sendo oferecidos para os usuários do Auxílio Brasil com taxas que podem chegar a 100% de juros ao ano, segundo nota.

Confira a nota da USTL:

A ganância dos bancos por lucros parece não ter fim. Mesmo tendo lucros exorbitantes no primeiro semestre deste ano, os bancos estão oferecendo empréstimos para os usuários do Auxílio Brasil com taxas que podem chegar a 100% de juros ao ano – em uma manobra que afeta justamente os mais fragilizados pela crise econômica.

No primeiro semestre deste ano, os quatro principais bancos brasileiros, Bradesco, Itaú, Santander e Banco do Brasil, somaram mais de 80 bilhões de reais de lucros líquidos. Quando poderiam dar uma contrapartida social para ajudar os mais necessitados neste momento crítico, aproveitam-se da falta de dinheiro da população para escorchar o cidadão, oferecendo com uma mão e tirando com a outra.

Mal saiu do papel e a possibilidade de empréstimos consignados a usuários do Auxílio Brasil já começam a ser oferecidos, tanto através de anúncios na internet e até em postes de iluminação ou ligações telefônicas, a famílias desesperadas, em uma prática totalmente predadora.

Como o empréstimo é atrelado ao que o usuário vai receber de auxílio do governo, os bancos têm total garantia de recebimento do que foi emprestado, enquanto o cidadão vai ver sua pequena parcela de auxílio ir embora junto com os juros.

Hoje, cerca de 19 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade social recebem o Auxílio Brasil e é esse público que passará a ter acesso ao empréstimo consignado – uma espécie de adiantamento do dinheiro, mas com descontos inacreditáveis. Se a adesão aos empréstimos for maciça vai haver o maior endividamento das famílias de baixa renda já ocorrido no país, dizem os especialistas.

Enquanto se fala em auxílio ao povo massacrado por essa política econômica desastrosa, os bancos agem mirando apenas o lucro e ainda contam com o apoio do governo para isso. Lamentável.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.