Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Alunos devem se atentar à postura em sala de aula para evitar problemas de saúde

Segundo a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), o peso de uma mochila deve comportar até 10% do peso de uma pessoa


Por Estadão Conteúdo Publicado 19/06/2019
Foto: Pixabay

Segundo a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), o peso de uma mochila deve comportar até 10% do peso de uma pessoa, uma vez que é necessário evitar o sobrepeso nas costas. Conforme a entidade, se o estudante tem 50 quilos, é preciso considerar a soma de todos os matérias para que não passe de cinco quilos.

Preocupados com os danos que o excesso de peso pode causar na coluna, especialistas alertam sobre a importância da criança não fazer grandes esforços ao carregar a mochila, pois essa deve permitir conforto no momento de transportá-la nas costas.

Segundo eles, o mau uso pode provocar dores nas costas, como, por exemplo, quando a criança carrega a mochila utilizando apenas uma alça. Eles afirmam que essa não é uma postura adequada, podendo ocasionar sobrecarga mecânica na musculatura e articulações.

Importância de manter a saúde postural

Pensando em uma forma de evitar maiores danos nas costas, os especialistas aconselham o uso de mochilas de rodinhas, uma ótima opção para acabar com o peso nas costas. Outra opção é diminuir a quantidade de materiais, como livros e cadernos que não serão utilizados naquele dia, essa também é uma forma de tornar a carga mais leve.

Segundo diretor pedagógico, o educando permanece dentro de uma instituição escolar no mínimo cinco horas durante o período letivo diário. Em razão disso, ocorre por parte do aluno a má postura, que, por sua vez, provoca dores e lesões, sem contar a fraqueza ocasionada pela fadiga muscular.

De acordo ainda com fontes pedagógicas, é normal esse tipo de problema nos estudantes, principalmente quando tratam-se das carteiras escolares. Os estudantes se sentam de diversas formas, mas raramente da forma como se deve. Exemplos de posturas incorretas são: a cabeça está sempre apoiada no encosto e as costas no assento; apoiam as pernas na carteira da frente; e além disso ainda se curvam diante dos cadernos no momento de realizar as atividades

Diante desse problema, o diretor ressalta a importância da criança receber orientações por parte dos professores sobre o uso das carteiras com a postura física de modo correto. Também é importante orientar as crianças e os adolescentes para que coloquem nas mochilas somente os materiais que serão utilizados nos períodos das aulas daquele dia.

Cabe ao professor de educação física auxiliá-los e realizar atividades de alongamento e aquecimento muscular minutos antes das aulas propostas. No caso da escola, é importante que sejam disponibilizados armários para que os alunos possam guardar seus materiais

Abaixo, estão listados alguns alertas que podem contribuir para a melhora da postura corporal:

 

    • Evitar ficar sempre na mesma posição;

 

    • Usar calçados confortáveis;

 

    • Buscar ajuda médica sempre que sentir dores nas costas;

 

    • Ficar em pé da maneira correta;

 

    • Praticar exercícios físicos.

 

 

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.