Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

10 de setembro na História

Hoje é dia de São Nicolau de Tolentino; em 1808, é lançada a Gazeta do Rio de Janeiro, o primeiro jornal impresso no Brasil; em 1960, o maratonista etíope Abebe Bikila vence a maratona das Olimpíadas de Roma com os pés descalços, e se torna o primeiro africano subsaariano a vencer uma competição olímpica; em 2008, o Grande Colisor de Hádrons da Cern é inaugurado em Genebra, Suíça


Por Redação Educadora Publicado 10/09/2020
Foto: Maximilien Brice/Divulgação/CERN

Em 1808. é lançada a Gazeta do Rio de Janeiro, o primeiro jornal impresso no Brasil;
Em 1960, o maratonista etíope Abebe Bikila se torna o primeiro africano subsaariano a vencer uma prova olímpica, correndo com os pés descalços;

Em 2008, o Grande Colisor de Hádrons da Cern, considerado o maior experimento científico da história, é inaugurado na Suíça;

São Nicolau de Tolentino
O santo de hoje nasceu na Itália em 1245 dentro de uma família muito religiosa. Seus pais, não podendo ter filhos e para conseguir do Céu a graça de que lhes chegasse algum herdeiro, fizeram uma peregrinação ao Santuário de São Nicolau de Mira na cidade de Bari. No ano seguinte, nasceu este menino e em agradecimento ao santo que lhes tinha conseguido o presente do Céu, puseram-lhe por nome Nicolau.

Com vinte anos, Nicolau ficou impressionado com a pregação de um monge eremita agostiniano. A partir disso, acolheu o desafio da vida monástica como eremita. Ordenado sacerdote em 1270, foi visitar um convento de sua comunidade e lhe pareceu muito formoso e muito confortável e dispôs pedir que o deixassem ali, mas ao chegar à capela ouviu uma voz que lhe dizia: “A Tolentino, a Tolentino, ali perseverará”. Comunicou esta notícia a seus superiores, e a essa cidade o mandaram.

Ao chegar a Tolentino se deu conta de que a cidade estava arruinada moralmente por uma espécie de guerra civil entre dois partidos políticos, o guelfos e os gibelinos, que se odiavam até a morte. E se propôs dedicar-se a pregar como recomenda São Paulo: “Oportuna e inoportunamente”. E aos que não iam ao templo, pregava-lhes nas ruas.

São Nicolau percorria os bairros mais pobres da cidade consolando aos aflitos, levando os sacramentos aos moribundos, tratando de converter os pecadores, e levando a paz aos lares desunidos. Passava horas e horas no confessionário, absolvendo aos que se arrependiam ao escutar seus sermões.

São Nicolau de Tolentino viu em um sonho que um grande número de almas do Purgatório lhe suplicavam que oferecesse orações e missas por elas. Desde então dedicou-se a oferecer muitas Santas Missas pelo descanso das benditas almas.

Morreu em 10 de setembro de 1305, e quarenta anos depois de sua morte foi encontrado seu corpo incorrupto.

  • 1419 — João sem Medo, duque de Borgonha é assassinado por partidários do Delfim, o futuro Carlos VII da França.
  • 1509 — Um sismo conhecido como “Pequeno Juízo Final” atinge Constantinopla.
  • 1561 — Quarta Batalha de Kawanakajima: Takeda Shingen derrota Uesugi Kenshin no clímax de seus conflitos em curso.
  • 1721 — Tratado de Nystad: fim da Grande Guerra do Norte entre a Rússia e a Suécia.
  • 1756 — O rei José I de Portugal assina a Lei que estabelece a primeira região demarcada no mundo para a produção de vinho – o vinho do Porto – e cria a Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro com sede na cidade do Porto.
  • 1808 — É lançada a Gazeta do Rio de Janeiro, primeiro jornal impresso no Brasil.
  • 1813 — Os Estados Unidos derrotam a Frota Britânica na Batalha do Lago Erie durante a Guerra Anglo-Americana de 1812.
  • 1837 — O líder farroupilha Bento Gonçalves foge da prisão e volta a comandar a rebelião.
  • 1846 — Elias Howe recebe uma patente para a máquina de costura.
  • 1858 — George Mary Searle descobre o asteroide 55 Pandora.
  • 1919 — A Áustria e os Aliados assinam o Tratado de Saint-Germain-en-Laye reconhecendo a independência da Polônia, Hungria, Tchecoslováquia e Iugoslávia.
  • 1936 — Primeiro Campeonato Mundial de Motociclismo Individual é realizado no Estádio de Wembley de Londres.
  • 1939 — Segunda Guerra Mundial: fim da Batalha de Wizna, episódio ocorrido durante a Invasão da Polônia, com a vitória alemã sobre as tropas polonesas.
  • 1960 — Nas Olimpíadas de Verão em Roma, Abebe Bikila se torna o primeiro africano subsaariano a ganhar uma medalha de ouro, vencendo a maratona com os pés descalços.
  • 1961 — No Grande Prêmio da Itália, um acidente provoca a morte do piloto alemão de Fórmula 1 Wolfgang von Trips e 13 espectadores que são atingidos por sua Ferrari.
  • 1974 — Guiné-Bissau ganha independência de Portugal.
  • 1977 — Hamida Djandoubi, condenado por tortura e assassinato, é a última pessoa a ser executada pela guilhotina na França.
  • 2002 — A Suíça, tradicionalmente um país neutro, torna-se um Estado-membro das Nações Unidas.
  • 2005 — Descoberto o satélite natural de Éris, Disnomia.
  • 2008 — O Grande Colisor de Hádrons da CERN, descrito como o maior experimento científico da história, é inaugurado em Genebra, Suíça.
  • 2017 — O Furacão Irma atinge a costa de Cudjoe Key, Flórida, como categoria 4, depois de causar danos catastróficos em todo o Caribe. Irma resultou em 134 mortes e 64,76 bilhões de dólares em danos.
  • 2019 — Pisoteamento durante celebração da Ashura em Carbala, Iraque, mata pelo menos 31 pessoas e fere outras 100.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.