12 de dezembro na História
Hoje é dia de Nossa Senhora de Guadalupe; em 1911, Déli toma o lugar de Calcutá como capital da Índia; em 1942, forças alemãs começam uma operação para tentar ajudar as tropas do Eixo envolvidas na Batalha de Stalingrado; em 2000, a Usina Nuclear de Chernobil é desligada em definitivo;

Em 1911, Déli toma o lugar de Calcutá como capital da Índia;
Em 1942, forças alemãs começam uma operação para tentar ajudar as tropas do Eixo envolvidas na Batalha de Stalingrado;
Em 2000, a Usina Nuclear de Chernobil é desligada em definitivo;
Nossa Senhora de Guadalupe
Num sábado, no ano de 1531, a Virgem Santíssima apareceu a um indígena que, de seu lugarejo, caminhava para a cidade do México a fim de participar da catequese e da Santa Missa enquanto estava na colina de Tepeyac, perto da capital. Este índio convertido chamava-se Juan Diego (canonizado pelo Papa João Paulo II em 2002).
Nossa Senhora disse então a Juan Diego que fosse até o bispo e lhe pedisse que naquele lugar fosse construído um santuário para a honra e glória de Deus.
O bispo local, usando de prudência, pediu um sinal da Virgem ao indígena que, somente na terceira aparição, foi concedido. Isso ocorreu quando Juan Diego buscava um sacerdote para o tio doente: “Escute, meu filho, não há nada que temer, não fique preocupado nem assustado; não tema esta doença, nem outro qualquer dissabor ou aflição. Não estou eu aqui, a seu lado? Eu sou a sua Mãe dadivosa. Acaso não o escolhi para mim e o tomei aos meus cuidados? Que deseja mais do que isto? Não permita que nada o aflija e o perturbe. Quanto à doença do seu tio, ela não é mortal. Eu lhe peço, acredite agora mesmo, porque ele já está curado. Filho querido, essas rosas são o sinal que você vai levar ao Bispo. Diga-lhe em meu nome que, nessas rosas, ele verá minha vontade e a cumprirá. Você é meu embaixador e merece a minha confiança. Quando chegar diante dele, desdobre a sua “tilma” (manto) e mostre-lhe o que carrega, porém, só em sua presença. Diga-lhe tudo o que viu e ouviu, nada omita…”
O prelado viu não somente as rosas, mas o milagre da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, pintada prodigiosamente no manto do humilde indígena. Ele levou o manto com a imagem da Santíssima Virgem para a capela, e ali, em meio às lágrimas, pediu perdão a Nossa Senhora. Era o dia 12 de dezembro de 1531.
Uma linda confirmação deu-se quando Juan Diego fora visitar o seu tio, que sadio narrou: “Eu também a vi. Ela veio a esta casa e falou a mim. Disse-me também que desejava a construção de um templo na colina de Tepeyac e que sua imagem seria chamada de ‘Santa Maria de Guadalupe’, embora não tenha explicado o porquê”. Diante de tudo isso muitos se converteram e o santuário foi construído.
O grande milagre de Nossa Senhora de Guadalupe é a sua própria imagem. O tecido, feito de cacto, não dura mais de 20 anos e este já existe há mais de quatro séculos e meio. Durante 16 anos, a tela esteve totalmente desprotegida, sendo que a imagem nunca foi retocada e até hoje os peritos em pintura e química não encontraram na tela nenhum sinal de corrupção.
No ano de 1971, alguns peritos inadvertidamente deixaram cair ácido nítrico sobre toda a pintura. E nem a força de um ácido tão corrosivo estragou ou manchou a imagem. Com a invenção e ampliação da fotografia descobriu-se que, assim como a figura das pessoas com as quais falamos se reflete em nossos olhos, da mesma forma a figura de Juan Diego, do referido bispo e do intérprete se refletiu e ficou gravada nos olhos do quadro de Nossa Senhora. Cientistas americanos chegaram à conclusão de que estas três figuras estampadas nos olhos de Nossa Senhora não são pintura, mas imagens gravadas nos olhos de uma pessoa viva.
Declarou o Papa Bento XIV, em 1754: “Nela tudo é milagroso: uma Imagem que provém de flores colhidas num terreno totalmente estéril, no qual só podem crescer espinheiros… uma Imagem estampada numa tela tão rala que através dela pode se enxergar o povo e a nave da Igreja… Deus não agiu assim com nenhuma outra nação”.
Coroada em 1875 durante o Pontificado de Leão XIII, Nossa Senhora de Guadalupe foi declarada “Padroeira de toda a América” pelo Papa Pio XII no dia 12 de outubro de 1945.
No dia 27 de janeiro de 1979, durante sua viagem apostólica ao México, o Papa João Paulo II visitou o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e consagrou a Mãe Santíssima toda a América Latina, da qual a Virgem de Guadalupe é Padroeira.
627 — Batalha de Nínive: um exército bizantino sob o comando do imperador Heráclio derrota as forças persas do imperador Cosroes II, comandadas pelo general Razates.
884 — O rei Carlomano II morre após um acidente de caça. Ele é sucedido por seu primo, o imperador Carlos, o Gordo, que pela última vez reúne o Reino Franco.
1098 — Primeira Cruzada: Cerco de Maarate Anumane: cruzados rompem as muralhas da cidade e massacram cerca de 20 000 habitantes. Depois de se encontrarem com comida insuficiente, eles alegadamente recorrem ao canibalismo.
1408 — A Ordem do Dragão, uma ordem monárquica de cavalaria, é criada por Sigismundo do Luxemburgo, então rei da Hungria.
1911 — Deli substitui Calcutá como a capital da Índia.
1914 — Toma posse em Portugal o 8.º governo republicano, chefiado pelo presidente do MinistérioVictor Hugo de Azevedo Coutinho.
1915 — O Presidente da República da China, Yuan Shikai, anuncia sua intenção de restabelecer a monarquia e se proclamar Imperador da China.
1917 — Toma posse em Portugal o 15.º governo republicano, chefiado pelo presidente do MinistérioSidónio Pais.
1925 — Os Majlis do Irã votam para coroar Reza Khan como o novo Xá do Irã, iniciando a dinastia Pahlavi.
1935 — O Projeto Lebensborn, um programa de reprodução nazista, é fundado por Heinrich Himmler.
1936 — Incidente de Xi’an: o Generalíssimo da República da China, Chiang Kai-shek, é sequestrado por Zhang Xueliang.
1941 — Segunda Guerra Mundial: o Reino Unido declara guerra à Bulgária. Hungria e Romênia declaram guerra aos Estados Unidos. A Índia declara guerra ao Japão.
1942 — Segunda Guerra Mundial: tropas alemãs iniciam a Operação Tempestade de Inverno, uma tentativa de aliviar as forças cercadas do Eixo durante a Batalha de Stalingrado.
1946 — É adotada a Resolução 13 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, relativa à admissão do Sião nas Nações Unidas.
1956 — É adotada a Resolução 121 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, relativa à admissão do Japão nas Nações Unidas.
1958 — Guiné é admitida como Estado-Membro da ONU.
1963 — O Quênia obtém sua independência do Reino Unido.
1969 — Anos de chumbo: Atentado da Piazza Fontana: os escritórios do Banco Nacional da Agricultura na Piazza Fontana, em Milão, são bombardeados.
1976 — As primeiras eleições autárquicas, na Terceira República Portuguesa.
1979
- Golpe de Estado de 12 de Dezembro: o major-general do Exército da Coreia do Sul, Chun Doo-hwan, ordena a prisão do chefe do Estado Maior do Exército Jeong Seung-hwa sem autorização do presidente Choi Kyu-hah, alegando envolvimento no assassinato do ex-presidente Park Chung-hee.
- O Estado não reconhecido do Zimbabwe-Rodésia retorna ao controle britânico e recomeça usando o nome Rodésia do Sul.
1985 — O voo Arrow Air 1285, um McDonnell Douglas DC-8, cai após a decolagem em Gander, Terra Nova, matando todas as 256 pessoas a bordo, incluindo 236 membros da 101.ª Divisão Aerotransportada do Exército dos Estados Unidos.
1991 — A Federação Russa retira-se do Tratado de Criação da União Soviética.
2000 — A Usina Nuclear de Chernobil é desligada.
2012 — O asteroide 4179 Toutatis passa próximo à Terra.
2015 — É adotado o Acordo de Paris relativo à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.